São Paulo, sábado, 18 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para IBGE, dado diverge devido a metodologias

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) afirmou que a diferença entre seu dado, que indica que a agropecuária cresceu 0,8% em 2005, e o da CNA/Cepea, retração de 9,79%, acontece por diferença de metodologia.
"Calculamos o PIB em termos do volume que foi produzido, sem considerar, neste primeiro momento, a variação de preços", explicou a gerente de contas trimestrais do órgão, Rebeca Palis. "O que nosso dado mostra é que o volume da agricultura cresceu 0,8% em termos reais, sem levar em conta a variação de preços".
Por isso, o IBGE informa que são dados totalmente diferentes e não permitem a afirmação da CNA de que será necessária uma revisão para baixo do PIB.
O IBGE informou que a divulgação com a variação de preços, metodologia adotada pela CNA, deve acontecer até o final deste mês. "Aí, pode até ser que seja registrada queda na agricultura", disse Palis.
Para Getúlio Pernambuco, da CNA, essa diferença de metodologia não explica dados tão discrepantes. "Eles não acertaram nem a sinalização", disse Pernambuco, que reafirmou que o IBGE terá de rever seu PIB (do país e do setor agropecuário) para baixo.


Texto Anterior: Indicadores: PIB do agronegócio tem queda de 4,66%
Próximo Texto: Mercado financeiro: Bolsa registra alta de 3,14% na semana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.