São Paulo, domingo, 18 de março de 2007

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Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

Responsabilidade social é maior dever do empresário, diz estudo

O principal papel do empresário na sociedade mudou. O investimento não é o que mais se espera atualmente. A palavra de ordem agora é a responsabilidade social.
A conclusão é da pesquisa feita pelo Ipsos a pedido do Ciesp "Indústria e Empresário na Opinião da Sociedade", realizada com mil entrevistados de cerca de 70 municípios.
Em fevereiro do ano passado, a responsabilidade social aparecia em segundo lugar, mencionada por 37% dos entrevistados, contra 40% que responderam que "investir no país" é o principal papel do empresário.
Neste ano, o cenário se inverteu. A responsabilidade social foi citada por 40% das pessoas como o principal papel, e "investir no país" caiu para 33%.
Segundo Carlos Cavalcanti, economista-chefe do Ciesp, "atualmente, as pessoas esperam da indústria um maior papel de responsabilidade social porque associam o tema à idéia de preservação do meio ambiente". Como são comuns casos de envolvimento da indústria com impactos ambientais, é natural que ela seja cobrada por isso, segundo Cavalcanti.
Para ele, a queda do "investir no país" como principal papel do empresário pode estar relacionada ao PAC. Ele acredita que a repercussão que tem tido o PAC contribui para gerar nas pessoas a impressão de uma forte presença do Estado brasileiro como agente do investimento para o crescimento econômico, tirando parte do foco da iniciativa privada como propulsora desse investimento.
A pesquisa também questionou quais são as características que melhor definem atualmente a indústria brasileira. Nas classes A e B, a resposta de que a indústria é "vítima de tributos excessivos" obteve 24%. Na classe C, essa característica teve apenas 9% das respostas. As classes D e E também indicaram apenas 9% para o tema.
Para Cavalcanti, isso acontece porque as classes mais altas também são prejudicadas pela alta carga tributária e, por isso, identificam com mais clareza esse problema.

TURISMO
O Nordeste poderá entrar na rota de vôos dos EUA para o Brasil. Esse é um dos temas da conversa que Walfrido Mares Guia (Turismo) terá amanhã, em São Paulo, com representantes de companhias aéreas norte-americanas e o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Clifford Sobel. Este pode ser também um dos últimos acordos realizados pelo ministro, que deixará a pasta em breve. Atualmente, dos 138 vôos semanais existentes entre os dois países, 111 chegam em São Paulo, 19 no Rio de Janeiro, 7 em Manaus e apenas 1 em Salvador, no Nordeste.

BORDEAUX

Catherine Péré-Vergé, proprietária de vinícolas em Pomerol, na região de Bordeaux, esteve no Brasil na semana passada para divulgar seus vinhos franceses, que traz pela primeira vez ao país pela importadora Grand Cru. Seus vinhos de Mendoza, na Argentina, já são conhecidos do público brasileiro. Dona da Bodega Monteviejo -primeira vinícola do projeto Clos de los Siete, cujo mentor é o enólogo Michel Rolland-, onde ela produz os vinhos Lindaflor, Catherine participou da colheita na Argentina e seguiu para o Brasil, onde comandou degustações em São Paulo, Curitiba e Rio.

DIVERSÃO E NEGÓCIO

O empresário Beto Carrero acaba de fechar contrato com a agência SunCoast, que até então vendia somente pacotes para a Disney. Agora, passará a vender para o Beto Carrero World, localizado no município de Penha (SC). Em 2007, Carrero investirá R$ 32 milhões na estrutura, sendo R$ 12 milhões em um novo brinquedo do parque -um trem. Entre as novidades, estão uma hípica, autódromo e um minicampo de golf. O Beto Carrero World, que tem à frente de sua direção de marketing a filha do empresário Juliana Murad, em 15 anos de existência, teve investimento aproximado de US$ 100 milhões. Hoje, o centro reúne parque de diversões, zoológico e shows inspirados em Las Vegas.

NO PAN
O Riocentro, espaço que sediará o maior número de modalidades no Pan-Americano, além das estruturas dos centros de imprensa e de transmissões, vai contar um "sponsor village", onde as empresas patrocinadoras dos jogos poderão receber convidados e realizar eventos de relacionamento. Localizado ao lado do Pavilhão 4, o "sponsor village" ocupará uma área de 3.230 m2 e cada empresa terá uma tenda climatizada de 200 m2. O projeto é inspirado no que já acontece nos Jogos Olímpícos, e esta é a primeira vez em que se realiza num Pan-Americano.

SEGURANÇA DIGITAL
Metade das grandes empresas já sofreu ataques digitais, de acordo com pesquisa feita com 350 grandes companhias pela Via Forum, que organiza o Security Week Brasil, entre os dias 2 e 4 de abril, em SP. Segundo o estudo, 38% das empresas têm um orçamento específico para segurança da informação em 2007. Cerca de 40% disseram que as invasões vêm de dentro da empresa. A previsão de investimentos para o segmento cresceu 40%.

INADIMPLÊNCIA
A igualdade entre os sexos está mais próxima no que diz respeito à inadimplência. De acordo com pesquisa que a Fecomercio SP divulga amanhã, em março, homens e mulheres estão endividados na mesma proporção (62%) e repetem o empate nas contas atrasadas (41%).

CHINA
Jaime Spitzcovsky, Eliana Cardoso, Jayme Martins e Lenina Pomeranz estão entre os professores que darão curso na Fipe sobre China para empresários e público em geral, a partir do dia 10 de abril.

OLÍMPICO
A Light reformulou a área de Comunicação Institucional. O medalhista olímpico Lars Grael foi nomeado superintendente do público. Grael, ex-secretário Nacional de Esportes, cuidará da ouvidoria ao relacionamento com clientes da empresa, controlada por Cemig, Andrade Gutierrez, UBS Pactual e fundo Luce.


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