São Paulo, sábado, 18 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SALÁRIOS E BÔNUS

Vale reduz em 28% verba para pagamento a executivos

SAMANTHA LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

Afetada pela brutal queda na demanda por minério de ferro, a Vale reduziu em 28% a verba global para pagamentos de salários e bônus de executivos e conselheiros.
O valor total caiu de R$ 97 milhões, aprovado em 2008, para R$ 70 milhões este ano. Assim, os pagamentos a administradores voltaram ao mesmo patamar de 2007. A redução foi aprovada em assembleia de acionistas realizada na quinta. A Vale não comentou a decisão.
Na semana passada, quatro executivos deixaram a Vale. Entre eles, estava o diretor executivo de gestão e sustentabilidade da empresa e ex-presidente do BNDES, Demian Fiocca, que se reportava diretamente ao presidente da Vale, Roger Agnelli. Os outros três foram Olinta Cardoso, de comunicação, Marco Dalpozzo, diretor global de recursos humanos, e Walter Cover, que cuidava da área de gestão ambiental.
Na ocasião, a Vale afirmou que Fiocca e Cardoso pediram demissão, mas reconheceu que vinha buscando "se ajustar aos novos tempos".
A verba global aprovada é usada para remunerar 11 conselheiros de administração, o presidente, cinco diretores executivos, 18 integrantes de comitês de assessoramento (alguns deles são executivos e conselheiros que acumulam funções) e quatro conselheiros fiscais.
Há um ano, a diretoria executiva da Vale tinha, além do presidente, sete diretores. Dois desses cargos foram extintos, incluindo o de Fiocca.
A Vale contratou consultorias para redesenhar a estrutura administrativa e os departamentos para eliminar excessos e cargos. Uma das empresas é a Consultoria Gradus. A consultoria se concentrava, até pouco tempo atrás, em atender a GP Investimentos, que também administra fundos de participação em empresas.


Texto Anterior: Estados pedem inclusão de Cohabs
Próximo Texto: Trabalho: General Mills anuncia demissão de 500 funcionários no país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.