São Paulo, sábado, 18 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poupança não é investimento, diz Dilma

Para ministra, não se pode sustentar rentabilidade de investidor que migra de outras aplicações para caderneta

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou ontem que é preciso diferenciar a poupança de outros investimentos.
Dilma deu a entender que o governo não concorda com a migração de investidores para a poupança em busca de maior rentabilidade. Ela evitou dar detalhes, porque ainda não há "um modelo pronto e aprovado", mas o governo planeja reduzir o ganho da aplicação da caderneta de poupança.
"O que nós achamos é que poupança é poupança e investimento é investimento. Você não pode sustentar a rentabilidades de investidores que estavam investindo em outro fundo e agora olharam para a poupança e falaram: "Ah, que oportunidade'", disse ontem na Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais).
Com a queda da taxa básica de juros, a Selic, os juros da poupança acabam sendo mais atrativos do que outros investimentos. A preocupação do governo é que os grandes investidores tirem dinheiro da renda fixa, por exemplo, e passem para a poupança, reduzindo o volume de financiamento no país. A Selic está em 11,25% ao ano, a menor taxa desde 2003.

Proteção ao aplicador
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, reafirmou que os pequenos investidores da caderneta de poupança não terão prejuízos com as mudanças.
"Mais de 90% das cadernetas têm menos de R$ 20 mil. Esses serão absolutamente resguardados e protegidos", disse Mantega ontem em São Paulo.
"Certamente não vamos prejudicar os poupadores da poupança. Ela é uma instituição nacional da maior importância, protege o aplicador. Mas vamos fazer uma adaptação às novas condições de mercado", disse o ministro. "Vamos proteger os aplicadores de menor renda, mas não podemos permitir que haja um fluxo de grandes investidores saindo de outros ativos para a caderneta de poupança."

Colaborou a Folha Online


Texto Anterior: Trabalho: General Mills anuncia demissão de 500 funcionários no país
Próximo Texto: Queda no preço do álcool nas usinas chega aos postos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.