São Paulo, sexta-feira, 18 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Importação de móveis pode ter tarifa elevada

SÉRGIO DÁVILA
DE WASHINGTON

O governo federal estuda elevar a TEC (Tarifa Externa Comum) para proteger também fabricantes de móveis da crescente valorização do real diante do dólar e da concorrência dos importados. Quem afirma é o secretário de Política Econômica da Fazenda, Bernard Appy, em encontro com a imprensa após reunião no Banco Interamericano de Desenvolvimento, em Washington.
"O que tem é uma demanda, tendo em vista esses setores que estão tendo dificuldades de ajuste nesse período de câmbio, de o governo trabalhar num conjunto de políticas para ajudar esses setores nessa fase de transição", disse Appy, quando indagado sobre se o governo elevaria a TEC para o setor de móveis, a exemplo do que já fez para têxteis e calçados.
"A minha parte do trabalho é fazer um estudo da situação dos setores e avaliar vantagens e desvantagens de várias alternativas de políticas", afirmou. "A decisão final é do ministro e em última instância do presidente." TEC define parâmetros mínimos e máximos de imposto de importação que países do Mercosul podem aplicar.
Indagado se o governo trabalha com um piso para o dólar, tergiversou: "Não tem um valor. Não quer dizer que não tenha um piso. Na hora em que você botar um piso, o mercado vem testá-lo. Obviamente, não vou dizer que existe um piso. Também não vou dizer que não existe."


Texto Anterior: Câmbio quebrará empresas, diz ministro
Próximo Texto: BC faz atuação tímida e dólar fica em R$ 1,95
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.