São Paulo, sexta-feira, 18 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oito bancos têm melhora na nota de risco, diz S&P

DE NOVA YORK

A agência Standard & Poor's elevou, ontem, a classificação de risco de oito bancos privados brasileiros, um dia após ter melhorado a nota do Brasil.
Com a medida, Itaú, Itaú BBA e Bradesco chegaram ao grau de investimento, subindo de BB+ para BBB-. Citibank, Santander, HSBC, Votorantim e Unibanco passaram de BB para BB+, um degrau abaixo do grau de investimento.
"A elevação dos ratings reflete a melhora na qualidade de crédito com base nos próprios méritos das instituições financeiras, bem como a nossa percepção acerca das melhorias no ambiente operacional em que atuam", disse a Standard & Poor's em comunicado.
Entre os avanços macroeconômicos observados está a redução da vulnerabilidade fiscal e externa do país. A qualidade dos ativos e a rentabilidade foram citados como pontos positivos dos bancos beneficiados.
Quatro empresas controladas pelo governo também tiveram melhora da sua classificação de risco em conseqüência do aumento da nota do país, a qual passou, na quarta-feira, de BB para BB+. A mesma elevação foi dada para o BNDES, a Eletrobrás, o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste do Brasil. "Vemos o Banco do Brasil como um banco com fortes aspectos comerciais, apesar do papel que desempenha na política pública", disse a Standard & Poor's.
Quanto maior é a nota de uma empresa, menor é a probabilidade de ela não honrar as suas dívidas, na avaliação das agências. O grau de investimento, que também é subdividido em vários níveis, está no topo da classificação e é como um atestado de bom pagador.
Como regra para garantir a segurança dos recursos, muitos investidores estrangeiros -por exemplo, fundos de pensão- só podem aplicar em títulos de companhias que tenham o grau de investimento. (DENYSE GODOY)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Previdência privada capta R$ 6 bi no 1º trimestre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.