São Paulo, sexta-feira, 18 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVIAÇÃO 2

TAM deixará parceria com a American e acerta com United

MAELI PRADO
ENVIADA ESPECIAL AO RIO

A TAM anuncia hoje o seu terceiro acordo operacional com uma companhia aérea estrangeira em menos de um mês: desta vez, fechará parceria para compartilhar vôos com a americana United Airlines, ex-parceira da Varig.
Com isso, a brasileira irá romper, em até seis meses, a parceria que tinha com a American Airlines -não é permitido manter acordos bilaterais com duas companhias aéreas de um mesmo país. A avaliação foi que a malha da United complementa melhor a da TAM, que voa para Nova York e Miami, pois ela tem vôos diretos para Chicago e Washington.
No mês passado, a TAM assinou acordo com a portuguesa TAP, também parceira histórica da Varig, e neste mês com a chilena LAN.
A estratégia da empresa vem sendo firmar parcerias bilaterais com companhias em vez de entrar para uma aliança operacional internacional (como a Varig, que fazia parte da Star Alliance).
TAM e Varig, que neste ano foi comprada pela Gol, travam uma disputa pelas autorizações para operar freqüências internacionais. A Varig A Varig tem até junho para retomar uma série dessas freqüências sob pena de perdê-las -e vai pedir prorrogação do prazo. Se não conseguir, a TAM pode requerer autorização para voar para destinos que não atende hoje, como Frankfurt, na Alemanha -há limite de vôos semanais por país.


Texto Anterior: Aviação 1: BRA e OceanAir apostam no interior do país
Próximo Texto: Contrabando: Máfia dos cigarros matou funcionário da Receita, diz PF
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.