São Paulo, quinta, 18 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIVROS
A Darby Overseas, do ex-secretário do Tesouro americano, Nicholas Brady, fechou acordo com a livraria brasileira
Empresa dos EUA compra 35% da Siciliano

da Redação

A empresa norte-americana Darby Overseas Investiments, criada e dirigida por Nicholas Brady, ex-secretário do Tesouro dos EUA, adquiriu 35% das ações da livraria Siciliano, em acordo fechado na última segunda-feira com o presidente da livraria, Osvaldo Siciliano Jr..
Segundo ele, a entrada na Darby na Siciliano não altera a estrutura de funcionamento do grupo brasileiro. "Não muda absolutamente nada na empresa. Nossos planos continuam os mesmos, nossa meta de crescimento também", disse o presidente da livraria.
O empresário não quis revelar o valor exato da transação, fruto de mais de um ano de negociações entre a Siciliano e a Darby Overseas.
Com a venda de parte da Siciliano, a principal alteração que irá ocorrer na empresa diz respeito à criação de um conselho de administração, formado por cinco representantes.
Segundo Siciliano Jr., esse conselho atuará como "uma caixa de ressonância do mercado, trazendo novas idéias para a empresa e discutindo suas ações".
Dos cinco membros do conselho, dois representarão a Darby Overseas e três a Siciliano.
"Um dos representantes da Darby será o Gregory Ryan (presidente do conselho administrativo do McDonald's). Por parte da Siciliano, um membro será um funcionário da empresa e os outros dois serão da própria família, Vicente Siciliano Jr. e eu", afirmou o presidente.

Meta de crescimento
A livraria, que teve faturamento de US$ 81 milhões em 97, tentará atingir a marca dos US$ 100 milhões neste ano.
Segundo Siciliano Jr., a entrada da Darby Overseas não tem influência direta nessa meta de crescimento. "Mas é claro que a entrada desse investimento estrangeiro deve impulsionar nossas atividades."
Para o futuro, a Siciliano investe na construção de duas grandes livrarias, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo.
Com previsão para ser inaugurada em 99, a loja carioca será instalada no shopping Botafogo e terá uma área total de 700 metros quadrados.
Em São Paulo, a nova livraria terá mil metros quadrados e será montada no futuro shopping Higienópolis.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.