São Paulo, sábado, 18 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leia a íntegra das notas do Fed de ontem

Para promover a restauração de condições ordeiras nos mercados financeiros, o Federal Reserve Board aprovou alterações temporárias em sua linha de crédito primário conhecida como janela de desconto. O conselho aprovou uma redução de 50 pontos básicos na taxa primária de crédito, para 5,75%, para reduzir o ágio entre a taxa primária de crédito e a meta do Comitê Federal de Open Market para a taxa de fundos federais a 50 pontos básicos.
O comitê também está anunciando uma alteração nas práticas usuais de suas unidades, para permitir a concessão de financiamentos com prazo de até 30 dias, renováveis a pedido dos devedores. Essas mudanças continuarão em vigor até que o Federal Reserve determine que a liquidez do mercado está demonstrando melhora concreta. O objetivo dessas mudanças é oferecer às instituições depositárias maior segurança quanto ao custo e disponibilidade de crédito. O Federal Reserve continuará a aceitar ampla gama de cauções para os empréstimos da janela de desconto, entre as quais hipotecas residenciais e ativos correlatos. As margens de caução existentes serão mantidas.
Ao agir dessa forma, o comitê aprovou os pedidos submetidos pelos conselhos diretores dos Federal Reserve Banks de Nova York e San Francisco.

 


As condições do mercado financeiro se deterioraram, e condições de crédito mais apertadas, bem como o crescimento da incerteza, têm o potencial de restringir o crescimento econômico, no futuro. Nessas circunstâncias, embora alguns dados recentes sugiram que a economia tenha continuado a se expandir em ritmo moderado, o Comitê Federal de Open Market considera que os riscos de redução no crescimento se elevaram consideravelmente.
O comitê está monitorando a situação e está preparado para agir da maneira necessária a mitigar os efeitos adversos que as perturbações nos mercados financeiros podem gerar para a economia. Votaram em favor do comunicado: Ben S. Bernanke, presidente; Timothy F. Geithner, vice-presidente; Richard W. Fisher; Thomas M. Hoenig; Donald L. Kohn; Randall S. Kroszner; Frederic S. Mishkin; Michael H. Moskow; Eric Rosengren; e Kevin M. Warsh.


Texto Anterior: Bolsas européias se recuperam no fim do dia
Próximo Texto: Japão tem maior queda desde ataques de 11 de Setembro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.