São Paulo, quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em crise, britânico HBOS é vendido para o Lloyds TSB

PEDRO DIAS LEITE
DE LONDRES

Depois de dias de agonia, um dos maiores bancos britânicos foi vendido ontem como última alternativa para escapar da falência. De acordo com a mídia britânica, o Lloyds TSB fechou ontem à noite acordo para a compra do HBOS, banco criado em 2001 pela fusão do Halifax com o Bank of Scotland. O negócio giraria em torno de 12 bilhões de libras (R$ 38,4 bilhões). Com 72 mil funcionários, o HBOS é o maior fornecedor de empréstimos imobiliários do Reino Unido, com 20% do mercado, e também o líder em depósitos, com cerca de 280 bilhões de libras (aproximadamente R$ 900 bilhões). Segundo analistas, sua quebra lançaria uma onda de incertezas que traria caos ao mercado britânico e poderia propagar-se para Europa e Estados Unidos.
O governo britânico tinha imenso interesse na concretização do negócio, porque, se as negociações falhassem, uma intervenção estatal seria quase obrigatória. É consenso entre economistas e pessoas do mercado financeiro que o banco é "grande demais para quebrar". O HBOS é a primeira vítima de grande porte do Reino Unido da crise que já derrubou Bear Sterns, Lehman Brothers, Merrill Lynch e AIG.


Texto Anterior: AIG pode vender participações em empresas privadas no país
Próximo Texto: Tesouro dos EUA vende títulos para ajudar o Fed
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.