São Paulo, terça-feira, 18 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAPITALISMO VERMELHO 2

Yuan será flexibilizado, afirma Snow
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, John Snow, disse ontem que está convencido de que a China vai flexibilizar o regime de câmbio de sua moeda, o yuan, mas alertou de que o país asiático tem que agir logo para evitar o aumento do sentimento protecionista nos EUA.
A China valorizou o yuan em 2,1% em relação ao dólar em julho e abandonou o câmbio fixo em favor de uma flutuação controlada da moeda. Desde então, porém, o yuan subiu apenas 0,3% em relação ao dólar e congressistas americanos voltaram a criticar o regime de câmbio chinês.
Países ocidentais dizem que a moeda da China está artificialmente desvalorizada.
Uma rodada de discussões entre China e EUA terminou ontem sem acordo, mas as autoridades chinesas reiteraram sua intenção de "aumentar a flexibilidade e a participação das forças de mercado no regime de flutuação controlada do câmbio", segundo comunicado divulgado pelos dois países.


Texto Anterior: Tendências internacionais - Capitalismo vermelho 1: Fitch aumenta "nota" da dívida da China
Próximo Texto: Tabaco: Empresas têm vitória na Suprema Corte
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.