São Paulo, terça-feira, 18 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNET

Site de busca norte-americano contrata cerca de 20 pessoas para fortalecer o lado comercial da empresa no país

Google anuncia sua 1ª equipe brasileira

JULIANA CARPANEZ
DA FOLHA ONLINE

Depois de cinco meses operando no Brasil, o Google anunciou ontem a estruturação de sua primeira equipe local -cerca de 20 funcionários que vão trabalhar para fortalecer o lado comercial da empresa no país.
O Google quer se estabelecer como uma alternativa na hora de as empresas anunciarem na internet brasileira. Os links patrocinados -sua principal fonte de renda- permitem, por exemplo, que uma loja de pianos apareça no site quando o internauta fizer uma busca do instrumento.
"Queremos mostrar para as companhias brasileiras que o Google também funciona como ferramenta de negócios", afirma Alexandre Hohagen, diretor-geral do site de buscas no país.
Ainda há, no entanto, alguns detalhes a acertar antes que o gigante se fortaleça comercialmente no país. Um deles é o endereço do escritório de São Paulo, ainda indefinido. O processo de formação da equipe também está em fase final -isso inclui, por exemplo, o treinamento dos funcionários brasileiros.
Os links patrocinados ficam no canto direito da página e não se misturam com os resultados "verdadeiros" disponibilizados no site. A empresa planeja explorar outras possibilidades comerciais no Brasil, mas ainda deve definir com a matriz as novidades.
"Nosso grande desafio agora é educar o mercado. Queremos explicar às empresas o que é o Google, mostrando que ele pode associar produtos à busca dos internautas", afirma Hohagen, sem divulgar previsões de faturamento no mercado local.
Essa fase de "educação" deve seguir a atual etapa de "estruturação" e ganhar força no ano que vem, quando a equipe de vendas vai trabalhar para atrair anunciantes.
O executivo não considera que a empresa tenha demorado para criar um escritório no Brasil -o Google, que acaba de completar sete anos, tem no país cerca de 18 milhões de visitantes únicos por mês.
Segundo o executivo, antes de abrir uma filial no exterior, o Google faz diversas análises para garantir a eficiência técnica desses novos escritórios.
"Ainda estamos nos estabelecendo na China, que é uma nação muito forte no uso da internet [o país tem cerca de 100 milhões de internautas]", compara.

Orkut
Apesar de estar aprofundando seus conhecimentos sobre o Brasil, há uma informação que continua sendo um mistério para o Google: o sucesso do site de relacionamento Orkut no país. De acordo com Hohagen, que acaba de realizar um treinamento nos Estados Unidos, os funcionários da empresa não conseguem explicar a popularidade da ferramenta no mercado nacional.


Texto Anterior: WebJet reduz vôos e troca BH por Salvador
Próximo Texto: Desconexão: Programa de computadores baratos e internet está parado desde maio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.