|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
INTERNET
Site de busca norte-americano contrata cerca de 20 pessoas para fortalecer o lado comercial da empresa no país
Google anuncia sua 1ª equipe brasileira
JULIANA CARPANEZ
DA FOLHA ONLINE
Depois de cinco meses operando no Brasil, o Google anunciou
ontem a estruturação de sua primeira equipe local -cerca de 20
funcionários que vão trabalhar
para fortalecer o lado comercial
da empresa no país.
O Google quer se estabelecer como uma alternativa na hora de as
empresas anunciarem na internet
brasileira. Os links patrocinados
-sua principal fonte de renda-
permitem, por exemplo, que uma
loja de pianos apareça no site
quando o internauta fizer uma
busca do instrumento.
"Queremos mostrar para as
companhias brasileiras que o
Google também funciona como
ferramenta de negócios", afirma
Alexandre Hohagen, diretor-geral do site de buscas no país.
Ainda há, no entanto, alguns
detalhes a acertar antes que o gigante se fortaleça comercialmente
no país. Um deles é o endereço do
escritório de São Paulo, ainda indefinido. O processo de formação
da equipe também está em fase final -isso inclui, por exemplo, o
treinamento dos funcionários
brasileiros.
Os links patrocinados ficam no
canto direito da página e não se
misturam com os resultados "verdadeiros" disponibilizados no site. A empresa planeja explorar
outras possibilidades comerciais
no Brasil, mas ainda deve definir
com a matriz as novidades.
"Nosso grande desafio agora é
educar o mercado. Queremos explicar às empresas o que é o Google, mostrando que ele pode associar produtos à busca dos internautas", afirma Hohagen, sem divulgar previsões de faturamento
no mercado local.
Essa fase de "educação" deve seguir a atual etapa de "estruturação" e ganhar força no ano que
vem, quando a equipe de vendas
vai trabalhar para atrair anunciantes.
O executivo não considera que a
empresa tenha demorado para
criar um escritório no Brasil -o
Google, que acaba de completar
sete anos, tem no país cerca de 18
milhões de visitantes únicos por
mês.
Segundo o executivo, antes de
abrir uma filial no exterior, o
Google faz diversas análises para
garantir a eficiência técnica desses
novos escritórios.
"Ainda estamos nos estabelecendo na China, que é uma nação
muito forte no uso da internet [o
país tem cerca de 100 milhões de
internautas]", compara.
Orkut
Apesar de estar aprofundando
seus conhecimentos sobre o Brasil, há uma informação que continua sendo um mistério para o
Google: o sucesso do site de relacionamento Orkut no país. De
acordo com Hohagen, que acaba
de realizar um treinamento nos
Estados Unidos, os funcionários
da empresa não conseguem explicar a popularidade da ferramenta
no mercado nacional.
Texto Anterior: WebJet reduz vôos e troca BH por Salvador Próximo Texto: Desconexão: Programa de computadores baratos e internet está parado desde maio Índice
|