São Paulo, domingo, 18 de novembro de 2007

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Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@uol.com.br

Emergentes serão grandes consumidores

As empresas estão vivendo um novo momento da globalização. É o que indica pesquisa da consultoria Accenture com 300 executivos de grandes empresas, que têm ou estão em vias de iniciar operações no exterior. O Brasil foi incluído no levantamento.
Segundo os entrevistados, cada vez mais as corporações globais deixam de usar os países em desenvolvimento apenas como centros de produção, de olho na mão-de-obra e em matérias-primas baratas: agora, as empresas querem também vender para os consumidores desses mercados.
"A dinâmica da globalização mudou", afirmou Narendra Mulani, líder global de cadeias de suprimento da Accenture e autor do estudo, em recente visita ao Brasil. "O mundo se abriu e, com a classe média em ascensão nos países em desenvolvimento, o consumo está se tornando um evento global."
Com essa perspectiva em vista, os executivos esperam que, em seis anos, 40% dos resultados de suas empresas venham de países fora de suas sedes.
A expectativa é que, até 2025, nações emergentes como Brasil e Rússia serão responsáveis por mais da metade do consumo mundial.
Os países em desenvolvimento também se tornarão os grandes fornecedores de mão-de-obra para as empresas. Brasil, México, aliados à Europa Oriental e à Ásia se transformarão em centros de inovação e trabalhadores de boa qualidade a preços razoáveis. Tanto que 63% dos entrevistados esperam investir na formação dos trabalhadores nesses países.
Os executivos têm ainda traçado estratégias para competir nos novos mercados. Entre seus maiores desafios, estão a habilidade para manter a cultura corporativa em lugares diferentes, entender e assimilar o modo de fazer negócios em outros países, bem como entender o impacto dos diferentes aspectos geopolíticos.
As operações logísticas também estão entre as maiores preocupações, já que 80% dos custos das empresas estão ligados à cadeia de suprimentos.
Mesmo com os desafios, o levantamento mostra que 55% dos empregados sabem atender as demandas do mercado global, 60% dos fornecedores sabem operar em outros países e 59% dos clientes querem negócios globais.
"As empresas estão alertas de que não é possível olhar apenas o fornecimento global, mas também o mercado como um todo", diz Mulani. "Para ser competitivo em São Paulo, é necessário ser competitivo também em Dubai."
Poucas empresas brasileiras enfrentam os desafios desse novo cenário. Entre elas, Petrobras, Vale, Sadia, Perdigão e Embraer. "Elas são agressivas e perceberam que têm de ir globalmente procurar mercado e fábricas", afirma Mulani.

FADO

Desembarca no país neste ano a empresa de acessórios para informática Lifetech Solutions For Life Technology. Com capital português, a empresa atua nos mercados europeu e de países africanos de língua portuguesa. No Brasil, a companhia chega com o objetivo de atingir faturamento de US$ 20 milhões, em cinco anos. Argentina, Chile, Uruguai, Bolívia, Peru, Colômbia e Venezuela estão no plano de crescimento no continente, segundo o diretor de expansão para América do Sul, Francisco Sales. "Argentina e Chile começam neste mês e, para 2008, damos seguimento", diz. O presidente da Lifetech, Nuno Barradas, chega ao Brasil amanhã para assinar contratos da expansão.

TAÇA
Marcela Chandía, enóloga da chilena Viña Calina, desembarca no Brasil amanhã, a convite da importadora World Wine, para conhecer o mercado brasileiro.

EMBREAGEM
A Abla (de locadoras de automóveis) inaugura no dia 23, em Brasília, escritório de representação no novo prédio da CNT (Confederação Nacional do Transporte).

CAPIXABA
Com US$ 1,8 bilhão, a ArcelorMittal Tubarão inaugura dia 29 em Serra (ES) a obra que amplia a capacidade da siderúrgica para 7,5 milhões de ton de aço/ano.

PREVIDÊNCIA
Ministros, empresários e sindicalistas se reúnem de 26 a 28, em SP, para discutir previdência social, no seminário "Como Incluir os Excluídos?", da Unicamp.

CLIMATIZADO

A Art des Caves, especializada em adegas climatizadas, vai lançar uma loja virtual de adegas. No endereço eletrônico, estará sua linha completa de adegas, disponível nas lojas Maison des Caves. O site também terá caixas para climatização de charutos, acessórios e uma seleção de vinhos de diferentes nacionalidades e importadores. A partir de dezembro, a loja virtual estará aberta para pedidos de todo o país.

ÀS COMPRAS
O grupo Pão de Açúcar inaugura, quarta-feira, duas unidades ExtraPerto em São Paulo, onde funcionavam lojas Pão de Açúcar. Foram investidos mais de R$ 5 milhões na reforma das lojas. A estratégia é crescer na área de não-alimentícios. A marca Extra inaugura em Fortaleza a primeira unidade da rede fora do Estado.

VENTANIA
O Conselho das Câmaras Portuguesas de Comércio do Brasil promove, no dia 7 de dezembro, no Rio, o Encontro Empresarial Brasil-Portugal - Energia. A EDP-Energias de Portugal, de geração de energia eólica, mostrará um cacife de 6 bilhões para investir em energias renováveis até 2010.

SIDERURGIA
Acaba de chegar a Cubatão (SP) uma máquina austríaca que deve ampliar em 25% a produção de aços nobres da Cosipa, siderúrgica do Sistema Usiminas. Com previsão de iniciar as operações em março do próximo ano, em substituição ao equipamento atual, a máquina de lingotamento contínuo produzirá placas de aço IF, utilizado na indústria automotiva e na fabricação de eletrodomésticos. O investimento foi de US$ 100 milhões. O objetivo da empresa é permitir que a siderúrgica aumente a produção de aços nobres para 29% de sua capacidade total. A expectativa da Cosipa é ampliar gradualmente a produção de aço IF até alcançar 1,1 milhão de toneladas em 2009.


com ISABELLE MOREIRA LIMA, JOANA CUNHA e CRISTIANE BARBIERI


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