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Mercado Aberto
GUILHERME BARROS - guilherme.barros@uol.com.br
Emergentes serão grandes consumidores
As empresas estão vivendo
um novo momento da globalização. É o que indica pesquisa
da consultoria Accenture com
300 executivos de grandes empresas, que têm ou estão em
vias de iniciar operações no exterior. O Brasil foi incluído no
levantamento.
Segundo os entrevistados,
cada vez mais as corporações
globais deixam de usar os países em desenvolvimento apenas como centros de produção,
de olho na mão-de-obra e em
matérias-primas baratas: agora, as empresas querem também vender para os consumidores desses mercados.
"A dinâmica da globalização
mudou", afirmou Narendra
Mulani, líder global de cadeias
de suprimento da Accenture e
autor do estudo, em recente visita ao Brasil. "O mundo se
abriu e, com a classe média em
ascensão nos países em desenvolvimento, o consumo está se
tornando um evento global."
Com essa perspectiva em vista, os executivos esperam que,
em seis anos, 40% dos resultados de suas empresas venham
de países fora de suas sedes.
A expectativa é que, até 2025,
nações emergentes como Brasil e Rússia serão responsáveis
por mais da metade do consumo mundial.
Os países em desenvolvimento também se tornarão os
grandes fornecedores de mão-de-obra para as empresas. Brasil, México, aliados à Europa
Oriental e à Ásia se transformarão em centros de inovação e
trabalhadores de boa qualidade
a preços razoáveis. Tanto que
63% dos entrevistados esperam investir na formação dos
trabalhadores nesses países.
Os executivos têm ainda traçado estratégias para competir
nos novos mercados. Entre
seus maiores desafios, estão a
habilidade para manter a cultura corporativa em lugares diferentes, entender e assimilar o
modo de fazer negócios em outros países, bem como entender o impacto dos diferentes
aspectos geopolíticos.
As operações logísticas também estão entre as maiores
preocupações, já que 80% dos
custos das empresas estão ligados à cadeia de suprimentos.
Mesmo com os desafios, o levantamento mostra que 55%
dos empregados sabem atender
as demandas do mercado global, 60% dos fornecedores sabem operar em outros países e
59% dos clientes querem negócios globais.
"As empresas estão alertas de
que não é possível olhar apenas
o fornecimento global, mas
também o mercado como um
todo", diz Mulani. "Para ser
competitivo em São Paulo, é
necessário ser competitivo
também em Dubai."
Poucas empresas brasileiras
enfrentam os desafios desse
novo cenário. Entre elas, Petrobras, Vale, Sadia, Perdigão e
Embraer. "Elas são agressivas e
perceberam que têm de ir globalmente procurar mercado e
fábricas", afirma Mulani.
FADO
Desembarca no país neste ano a empresa de acessórios para informática Lifetech Solutions For Life Technology. Com
capital português, a empresa atua nos mercados europeu e
de países africanos de língua portuguesa. No Brasil, a companhia chega com o objetivo de atingir faturamento de US$
20 milhões, em cinco anos. Argentina, Chile, Uruguai, Bolívia, Peru, Colômbia e Venezuela estão no plano de crescimento no continente, segundo o diretor de expansão para
América do Sul, Francisco Sales. "Argentina e Chile começam neste mês e, para 2008, damos seguimento", diz. O presidente da Lifetech, Nuno Barradas, chega ao Brasil amanhã
para assinar contratos da expansão.
TAÇA
Marcela Chandía, enóloga
da chilena Viña Calina, desembarca no Brasil amanhã,
a convite da importadora
World Wine, para conhecer
o mercado brasileiro.
EMBREAGEM
A Abla (de locadoras de
automóveis) inaugura no dia
23, em Brasília, escritório de
representação no novo prédio da CNT (Confederação
Nacional do Transporte).
CAPIXABA
Com US$ 1,8 bilhão, a ArcelorMittal Tubarão inaugura dia 29 em Serra (ES) a
obra que amplia a capacidade da siderúrgica para 7,5
milhões de ton de aço/ano.
PREVIDÊNCIA
Ministros, empresários e
sindicalistas se reúnem de
26 a 28, em SP, para discutir
previdência social, no seminário "Como Incluir os Excluídos?", da Unicamp.
CLIMATIZADO
A Art des Caves, especializada em adegas climatizadas,
vai lançar uma loja virtual de adegas. No endereço eletrônico, estará sua linha completa de adegas, disponível nas
lojas Maison des Caves. O site também terá caixas para
climatização de charutos, acessórios e uma seleção de vinhos de diferentes nacionalidades e importadores. A partir de dezembro, a loja virtual estará aberta para pedidos
de todo o país.
ÀS COMPRAS
O grupo Pão de Açúcar
inaugura, quarta-feira, duas
unidades ExtraPerto em São
Paulo, onde funcionavam lojas Pão de Açúcar. Foram investidos mais de R$ 5 milhões na reforma das lojas. A estratégia é crescer na área
de não-alimentícios. A marca Extra inaugura em Fortaleza a primeira unidade da
rede fora do Estado.
VENTANIA
O Conselho das Câmaras
Portuguesas de Comércio do
Brasil promove, no dia 7 de
dezembro, no Rio, o Encontro Empresarial Brasil-Portugal - Energia. A EDP-Energias de Portugal, de geração de energia eólica, mostrará um cacife de 6 bilhões para investir em energias renováveis até 2010.
SIDERURGIA
Acaba de chegar a Cubatão (SP) uma máquina austríaca que deve ampliar em
25% a produção de aços nobres da Cosipa, siderúrgica
do Sistema Usiminas. Com
previsão de iniciar as operações em março do próximo
ano, em substituição ao
equipamento atual, a máquina de lingotamento contínuo produzirá placas de
aço IF, utilizado na indústria
automotiva e na fabricação
de eletrodomésticos. O investimento foi de US$ 100
milhões. O objetivo da empresa é permitir que a siderúrgica aumente a produção
de aços nobres para 29% de
sua capacidade total. A expectativa da Cosipa é ampliar gradualmente a produção de aço IF até alcançar 1,1 milhão de toneladas em 2009.
com ISABELLE MOREIRA LIMA, JOANA CUNHA e CRISTIANE BARBIERI
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