São Paulo, quarta-feira, 18 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA

Índices mostram leve recuperação

Produção industrial cresce em novembro

DA REDAÇÃO

A indústria americana apresentou crescimento de 0,1% em novembro. É a primeira alta desde julho. Em outubro, houve declínio de 0,6% no setor industrial. Os dados são do Federal Reserve, o Banco Central americano.
O CPI (Índice de Preços ao Consumidor, na sigla em inglês) subiu apenas 0,1% no mês passado, depois de um avanço de 0,3% no mês anterior, o que ajudou no crescimento de alguns setores.
O Fed aponta ainda que a produção de manufaturados se estabilizou. O setor foi um dos mais afetados pela recessão e que teve recuperação mais lenta. Em novembro, cresceu 0,1%, depois de cair por dois meses consecutivos.
Entre os manufaturados, o setor de bens duráveis foi um dos que mais cresceu, impulsionado por um aumento de 3,9% na produção de peças para veículos.
Desafiando o esfriamento da economia americana, a construção civil permanece forte há vários anos e apresentou crescimento de 2,4% em novembro, segundo o Departamento de Comércio norte-americano. Os consumidores foram atraídos pelas baixas taxas de juros. A recuperação não foi, no entanto, suficiente para compensar a queda do mês anterior, quando setor encolheu 8,4%. Em comparação com o mesmo mês do ano passado, o setor cresceu 5,8%.
Alguns analistas, porém, não estão muito impressionados com os novos índices. "Estabilidade depois de alguns meses de declínio é um passo na direção certa, mas um mínimo de crescimento na produção industrial não é para soltar rojões", disse Alan Levinson, economista da consultoria T. Rowe Price.


Texto Anterior: Transe global: Dólar balança; euro e ouro seguem em alta
Próximo Texto: Crédito: Inadimplência deve ser recorde, diz S&P
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.