São Paulo, segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INSS fará censo dos benefícios por invalidez

DO "AGORA"

O INSS começará a convocar, em 2007, os aposentados por invalidez para exames periódicos. O objetivo desse "novo censo" é verificar a recuperação dos segurados e, com isso, reduzir os gastos com o pagamento desses benefícios.
Há 4,4 milhões de segurados que recebem algum tipo de benefício por incapacidade de trabalho. Desses, 2,8 milhões são aposentados por invalidez.
Os aposentados que forem considerados reabilitados ou parcialmente aptos para o trabalho terão o benefício cancelado. O critério de corte leva em conta o grau de recuperação do aposentado e por quanto tempo ele recebe o benefício.
Segundo o INSS, os exames serão feitos de dois em dois anos e os aposentados terão ajuda para conseguir emprego, após passarem por um programa de reabilitação. Mesmo quem não conseguir emprego, mas for considerado apto, terá o benefício cancelado.
Para quem recebe o benefício há mais de cinco anos e estiver totalmente recuperado, o cancelamento será automático.
Se for identificada a recuperação parcial do aposentado que recebe o benefício há mais de cinco anos, o pagamento será cancelado gradativamente em um ano e meio. Nos primeiros seis meses após o exame, ele receberá o valor integral; nos seis meses seguintes, só 50%, e, nos seis meses finais, só 25%.
Para os aposentados com benefício concedido há menos de cinco anos, e com recuperação total da capacidade de trabalho, o corte será automático. Se o segurado, após a reabilitação, conseguir voltar para o mesmo emprego que tinha antes da aposentadoria por invalidez, o benefício também é cancelado.
Se o aposentado conseguir um emprego em outra função em uma nova empresa, ele receberá o benefício do INSS por alguns meses -um mês a mais a cada ano já recebido.


Texto Anterior: Em Sorocaba, quadrilha tinha "braço jurídico"
Próximo Texto: Folhainvest
Lançamentos de ações devem manter força

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.