São Paulo, terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

China elimina incentivo fiscal para exportação

DA REDAÇÃO

O governo chinês anunciou o fim dos incentivos fiscais para exportações de 84 produtos agrícolas, em uma tentativa de conter a inflação e garantir o abastecimento da população de 1,3 bilhão de habitantes. A medida -divulgada ontem e que entrará em vigor depois de amanhã- atinge culturas como trigo, soja, milho, arroz e cevada.
A inflação chinesa subiu 6,9% em novembro, a sua marca mais alta em 11 anos. Os preços dos alimentos, que representam aproximadamente um terço do índice, aumentaram 18,2% no mês passado na comparação com o mesmo período de 2006.
A alta nos preços é umas das principais preocupações de Pequim, que, em setembro, decidiu congelar o valor dos serviços públicos.
Milhões de chineses morreram de fome entre as décadas de 50 e 60 após o fracasso do Grande Salto para a Frente, o programa de industrialização do país.


Texto Anterior: Alimentos sobem o dobro da inflação
Próximo Texto: Preços de commodities voltam a ter recordes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.