São Paulo, sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Meirelles, economia cresce fortemente

DA REUTERS

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou que a economia está crescendo fortemente e que a autoridade monetária está preparada para tomar as ações necessárias, em caso de aceleração da inflação.
Mas ressaltou que as expectativas de inflação estão consistentes com a meta do ano que vem (de 4,5%).
Segundo Meirelles, o país deve ter expansão de mais de 5% no próximo ano. Para ele, 2009 termina do jeito esperado e 2010 terá crescimento "ancorado na geração de emprego e aumento do crédito".
Também acrescentou que o BC tem as ferramentas para manter a estabilidade dos preços e que está tomando medidas para evitar eventuais transmissões de desequilíbrios gerados nos EUA por excesso de liquidez.
"A economia brasileira está crescendo muito, e não há dúvida de que em algum momento sempre é possível que surja alguma pressão de preços. Caso surja, o BC estará preparado para tomar as medidas necessárias."
Ele ponderou, no entanto, que o crescimento após a crise tem sido "equilibrado" e "sustentável" e que a previsão de crescimento do mercado de crédito em 2010 é bastante positiva.


Texto Anterior: Alta do juro pode demorar mais, sinaliza BC
Próximo Texto: Indústria brasileira vai priorizar mercado interno, afirma CNI
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.