São Paulo, segunda-feira, 19 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Índice

SAIBA MAIS

BIS regulamenta sistema financeiro no mundo todo

DA ENVIADA ESPECIAL À BASILÉIA

As autoridades monetárias dos maiores países desenvolvidos e de algumas nações emergentes, como o Brasil, participaram na segunda-feira da última semana do encontro bimestral do BIS (sigla em inglês para Banco de Compensações Internacionais).
O BIS foi criado em 1930 com a função principal de recolher e distribuir os pagamentos feitos pela Alemanha como reparações pela Primeira Guerra Mundial.
Terminada a missão, o banco -citado frequentemente como Banco Central dos Bancos Centrais- foi acumulando outras atividades e funções. Hoje, atua como instituição-chave na manutenção da estabilidade do sistema financeiro mundial.
Além disso, funciona, de fato, como um banco para os demais Bancos Centrais, fornecendo serviços relacionados a suas operações financeiros no exterior.
Estabeleceu, por exemplo, as chamadas regras da Basiléia, que determinam o volume de capital que os bancos em todo o mundo devem deter a fim de fazer frente aos riscos de suas dívidas. Agora, promove as discussões para a implementação de novo conjunto de regras que se chamará Novo Acordo da Basiléia.
O BIS promove reuniões a cada dois meses. Participantes do último encontro saíram com a percepção de que começarão agora fortes pressões políticas para que governos asiáticos diminuam suas intervenções no mercado cambial. (EF)


Texto Anterior: White está no BIS desde 94
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.