São Paulo, segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE GLOBAL

Europa teve 4º trimestre "catastrófico", diz comissário

DA REUTERS

A economia europeia está se aprofundando ainda mais na recessão, e o quarto trimestre do ano passado foi "catastrófico", disse ontem o comissário de Indústria da União Europeia, Guenter Verheugen.
"Os dados da Comissão Europeia, que serão divulgados nos próximos dias, vão, infelizmente, mostrar que nos aprofundamos ainda mais na recessão", disse Verheugen à rádio alemã DeutschlandFunk.
"O quarto trimestre de 2008 foi catastrófico em todos os aspectos", disse.
Não estava claro se ele se referia somente à zona do euro ou à economia europeia como um todo. A Comissão Europeia anunciará suas perspectivas para a zona do euro nesta semana.
O órgão executivo da União Europeia previu em novembro que a economia da zona do euro cresceria 0,1% em 2009 e 0,9% em 2010. No entanto, números divulgados desde então apontaram que essas perspectivas podem ser muito otimistas e, por isso, elas devem ser revisadas hoje.
O Banco Central Europeu reduziu as taxas de juros na semana passada em 0,5 ponto percentual, para 2%, em resposta à recessão na zona do euro, enquanto governos lançaram pacotes de estímulo de bilhões de euros para fazer frente à crise.


Texto Anterior: Disputa do pregão virtual vai começar a valer em fevereiro
Próximo Texto: Banco paga juro maior com "falsa poupança"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.