São Paulo, quinta-feira, 19 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IGP-10 fecha fevereiro em 0,78%

DA SUCURSAL DO RIO

Enquanto a inflação em São Paulo está em queda, o IGP-10 (Índice Geral de Preços 10) apontou alta de 0,78% em fevereiro. Em janeiro, a taxa havia sido de 0,76%, segundo a FGV (Fundação Getúlio Vargas).
De acordo com Salomão Quadros, coordenador de análises econômicas da FGV, as razões que levaram o Banco Central a manter os juros estáveis em janeiro permanecem: aumento nos preços das matérias-primas e produtos industriais. "O BC teme que essas pressões se espalhem [para os preços ao consumidor]."
Os produtos no atacado subiram de 1% para 1,54%. O IPA (Índice de Preços por Atacado) teve alta de 0,84% em fevereiro, contra 0,88% de janeiro. Já os produtos agrícolas, influenciados especialmente por legumes e cereais, passaram de uma alta de 0,59% para uma deflação de 0,94%.
Segundo Quadros, além de fatores sazonais, existem "focos" de aumento de demanda no atacado que estão pressionando determinados produtos. Mas o movimento está restrito aos setores ligados às exportações e à agropecuária.
Quadros afirmou que essas pressões ainda não resultaram em repasses significativos para o varejo. O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) ficou em 0,78% em fevereiro, ante 0,63% em janeiro.
Os motivos dos aumentos são, segundo a FGV, sazonais: altas das mensalidades e de alimentos que foram afetados pelas fortes chuvas deste mês e de janeiro.


Texto Anterior: Preços: Inflação perde força, e Fipe reduz previsão
Próximo Texto: Contas públicas: Dívida do governo aumenta 3,35%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.