São Paulo, terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entidade propõe isentar gastos com saúde

DA REPORTAGEM LOCAL

A Fenaprevi enviou à Susep (Superintendência de Seguros Privados) um projeto que prevê a isenção de Imposto de Renda para o dinheiro proveniente de fundos de aposentadoria privada com destino a gastos com educação e saúde.
Pela proposta, uma nova modalidade dos fundos VGBL teria isenção de IR para pagamentos de plano de saúde, médicos e mensalidades escolares. A proposta deve seguir para análise da Receita Federal.
A Fenaprevi argumenta que a renúncia fiscal seria pequena, uma vez que os beneficiários desses planos podem hoje deduzir esses gastos na declaração de ajuste do IR.
"Não teria tributo na fonte para o pagamento direto do fundo para um hospital, um plano de saúde ou uma universidade. [O beneficiário] Pode ganhar isso de forma indireta. A Susep achou interessante e vai encaminhar a proposta para a Receita", disse Carlos Guerra, vice-presidente da Fenaprevi.
"A renúncia fiscal seria muito pequena. Só estaria transferindo o período [de compensação]", diz Marco Rossi, do Bradesco.
Segundo a Fenaprevi, o aposentado gasta com saúde nos dois últimos anos de vida praticamente o mesmo valor consumido ao longo de toda a sua vida.
"Uma grande preocupação hoje é com o aumento da expectativa de vida, que trouxe custos adicionais com saúde. [A proposta] Retira do guarda-chuva do Estado a responsabilidade com essa pessoa, que teria uma reserva financeira para esse gasto", disse.


Texto Anterior: Previdência privada tem captação recorde em 2007
Próximo Texto: Trabalho: Funcionários invadem fábrica em Campinas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.