São Paulo, quinta, 19 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EVASÃO DE DIVISAS
Defesa diz que deve entrar com habeas corpus
Dono da Data Control é preso acusado de sonegação fiscal

CARLOS ALBERTO DE SOUZA e
SANDRA HAHN
da Agência Folha, em Porto Alegre

A Polícia Federal prendeu ontem o proprietário da Data Control, Ademar Kehrwald, por sonegação fiscal e evasão de divisas. A PF cumpriu ordem judicial a pedido da Procuradoria da República no Rio Grande do Sul.
A Data Control, sediada em Porto Alegre, é considerada a maior rede de cursos de informática do país.
Ney Fayet Júnior, advogado do empresário, disse, pouco antes das 19h de ontem, que estava estudando o processo, mas ainda não tinha condições de contestar as acusações contra Kehrwald. O advogado afirmou que "possivelmente" ingressaria com um habeas corpus para libertar Kehrwald.
A Procuradoria da República informou que a Receita Federal constatara que nos de 1994, 1995 e 1996 foram feitos lançamentos contábeis fictícios pela empresa, resultando na sonegação de tributos (Imposto de Renda, PIS e Contribuição Social) no valor de R$ 36,4 milhões.
Os procuradores Douglas Fischer e Luiz Felipe Sanzi disseram que, no mesmo período, o proprietário da Data Control prestou declarações falsas à Receita Federal como pessoa física e jurídica.
A procuradoria disse que Kehrwald adquiriu bens no exterior, entre os quais mais de 11 mil hectares no Uruguai, e remeteu mais de US$ 3,6 milhões para aquele país, sem autorização legal.
O advogado Fayet Júnior declarou que seu pai, Ney Fayet, esteve no final da tarde com o empresário para ouvir a versão dele e decidir por uma medida jurídica que permitisse sua libertação.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.