São Paulo, sexta-feira, 19 de abril de 2002

Texto Anterior | Índice

FEIRAS

Evento começa hoje com novidades em aparelhos domésticos, artesanato e serviços, como organização de festas

UD vira UDesejo e terá mais atrações

CÍNTIA CARDOSO
DA REPORTAGEM LOCAL

Com um novo nome -UDesejo (Feira Internacional do Conforto, Beleza e Lazer)-, a tradicional Feira Internacional de Utilidades Domésticas (UD) começa hoje, em São Paulo, e traz mudanças em relação às edições anteriores.
Durante a década de 90, o carro-chefe da feira eram os lançamentos de eletrodomésticos. Hoje, depois da ausência da feira em 2001, as novidades para o lar dividem as atenções com seções dedicadas ao artesanato brasileiro e à divulgação de produtos de micro e pequenas empresas.
Segundo Jair Saponari, diretor da Alcantara Machado, organizadora da UDesejo, a proposta é ampliar o leque de consumidores.
Uma das novidades da feira é uma área voltada para a organização de festas e casamentos.
De olho num mercado que movimenta R$1 bilhão por ano, só em São Paulo, os expositores dos produtos e serviços para casamentos esperam atrair pelo menos 100 mil pessoas.
Para os visitantes interessados, estão previstos desfiles de vestidos de noiva, sorteio de uma festa completa e estandes para locação de carros e carruagens.
Batizada neste ano de Casa dos Desejos, a montagem de um protótipo da casa do futuro ocupa uma área de 1.200 m2.
Repetindo o sucesso de edições anteriores, a casa oferece aos visitantes a possibilidade de controlar cômodos e equipamentos por controle remoto. Por meio de um toque em uma tela de cristal líquido de oito polegadas, móveis e cortinas, portas e janelas podem ser movimentados.
A tecnologia também é capaz de controlar a temperatura dos cômodos da casa e fazer os sofás vibrarem de acordo com as cenas do filme em exibição. O designer da casa, Lionel Sasson, destaca que a casa pode ser comandada por um deficiente visual, já que os sistemas também estão em braile.
Embora não haja dados do total movimentado na última edição, dá para ter uma idéia do que um evento como esse representa para o mercado. Segundo os expositores, os negócios realizados durante a feira correspondem a cerca de dois meses de faturamento.


SAIBA MAIS: UDesejo: Pavilhão de Exposições do Anhembi, de hoje a 28 de abril; das 14h às 22h (segunda e sexta); das 13h às 22h (sábado e domingo); entrada R$10


Texto Anterior: O vaivém das commodities
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.