São Paulo, sexta-feira, 19 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Imposto ajuda a espantar investidor

DA REPORTAGEM LOCAL

A sucessão presidencial brasileira não figura entre os principais fatores de desestímulo para o investimento estrangeiro no Brasil. De acordo com recente pesquisa realizada pela consultoria Simonsen Associados em parceria com a Câmara Americana de Comércio, o maior motivo de inibição de investimentos no país são os impostos. O resultado foi idêntico ao obtido no ano 2000.
A sucessão tem maior influência sobre os investimentos de curto prazo feitos pelo mercado financeiro.
Segundo Maria Angela Conrado, sócia-diretora da consultoria, para a maioria dos empresários norte-americanos ouvidos a carga tributária brasileira é incompreensível.
O custo Brasil, expressão que designa problemas de infra-estrutura e entraves burocráticos que tornam menos competitivos os produtos brasileiros, foi apontado como o segundo maior fator de desestímulo no ranking. O risco Brasil aparece em sexto lugar.
O primeiro lugar no ranking de estímulo para investimentos é dividido entre dois fatores: o potencial de crescimento do mercado brasileiro e o tamanho da economia, que movimentou um PIB de R$ 1 trilhão em 2001.
A pesquisa ouviu 132 empresários norte-americanos ao longo do mês de abril deste ano.



Texto Anterior: Consultoria consolida dados há 12 anos
Próximo Texto: Panorâmica - Trabalho: Alckmin e ministério pedem recuo e GM sinaliza que poderá rever dispensas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.