São Paulo, Segunda-feira, 19 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INFORMÁTICA
Provedores do acesso à rede mundial de computadores disputam clientes na maior feira do setor
Internet será o destaque da Fenasoft

LUCIA REGGIANI
da Reportagem Local


A disputa pelo mercado de acesso à Internet promete ser um show à parte a partir de hoje, primeiro dia da 13ª Fenasoft, a mais importante feira de informática do país.
Provedores de acesso tradicionais estarão buscando assinantes com preços mais baixos pelo mesmo serviço ou mais serviços pelo mesmo preço do concorrente, além de outras atrações.
Empresas de telefonia e de TV paga, que ainda não são provedores, aproveitam o evento para se aproximar de seus potenciais clientes no futuro.
"As tecnologias estão mudando. Tudo caminha para a convergência de telefonia, computadores e eletroeletrônicos, todos interligados pela Internet. Por isso empresas de TV paga, como TVA e DirecTV, e de telefonia, como BCP e Tele Centro Sul, também estão na feira", analisa Max Gonçalves, presidente da Fenasoft.
Além do assédio de empresas de outros setores, a praia dos provedores vem recebendo integrantes de peso.
Nos últimos meses, a America Online, provedor número um no mundo, inaugurou seu site, a espanhola Telefônica comprou o controle do Zaz, a argentina Impsat adquiriu o Mandic, e a norte-americana PSINet arrematou o STI, o Openlink e o Horizontes.
Em meio ao cenário de maior concorrência, os provedores reforçam seus trunfos na feira.
Maior provedor de Internet do país, com 421 mil assinantes, o Universo Online, empresa dos grupos Folha e Abril, ocupa um estande de 900 m2.
O espaço abriga 50 computadores para que os visitantes naveguem e aprendam como a rede funciona, 30 pessoas para atendê-los, salas de bate-papo e um Cadillac-bar, que serve café.
O roqueiro Lobão e a dançarina Feiticeira são alguns dos famosos previstos para animar o estande, em que serão distribuídos 100 mil kits de acesso. "Vamos mostrar a qualidade do serviço e de 2,5 milhões de páginas de conteúdo, nosso diferencial", diz Guilhermino Figueira Neto, diretor de marketing e vendas do UOL.
Com mais de 200 mil assinantes, o Zaz aproveita a feira para lançar os sites Fulano, que distribui prêmios, Zaz Games, de jogos, e o Sé em Casa, de comércio eletrônico da rede de supermercados Sé.
Os lançamentos são acompanhados de atividades no estande (300 m2), como disputas em uma pista de boliche e duelos com jogadores de "Quake".
O Zaz oferece 30 máquinas para que os visitantes surfem na rede e um mês grátis de acesso para quem fizer assinatura no estande.
O Matrix montou um auditório no estande de 540 m2 para a realização de palestras e cursos gratuitos. Os que fizerem assinatura do serviço concorrem a sorteio de prêmios -carro, moto, viagem a Barcelona, equipamentos de informática e um ano de acesso grátis. Quem não é assinante concorre a um carro.
Já o Dialdata lança o plano de acesso ilimitado à Internet, destinado a quem usa muito a rede. A assinatura dá direito a três caixas postais de e-mail e custa R$ 35 mensais.
Os novos assinantes recebem o software antivírus "PC-Cillin" gratuito até o último dia do ano.
O provedor StarMedia transformou seu estande (495 m2) em um programa de TV transmitido em monitores e videowall do próprio local. Apresentadores do programa convidam os visitantes a participar de brincadeiras e distribuem brindes.
Quem entrar no estande poderá navegar, registrar e-mail, participar de bate-papo e criar uma página pessoal com foto tirada na hora em câmera digital. No final do dia, haverá shows musicais e happy hour.
A Fenasoft vai até sábado, no Anhembi (consulte datas, horários e preços no quadro nesta página). Os cartões de feiras anteriores não valem como ingresso para este ano. Foram trocados por cartões com código de barras com o objetivo de identificar o portador, evitar a pirataria e permitir aos expositores medir a frequência a seus estandes. Nesta 13ª versão, 2.000 empresas expõem seus produtos em 400 estandes. São esperados 800 mil visitantes.


Texto Anterior: Opinião econômica - João Sayad: Lata d'água na cabeça
Próximo Texto: Comércio on line é atração
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.