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INFORMÁTICA
Provedores do acesso à rede mundial de computadores disputam clientes na maior feira do setor
Internet será o destaque da Fenasoft
LUCIA REGGIANI
da Reportagem Local
A disputa pelo
mercado de acesso
à Internet promete
ser um show à parte
a partir de hoje, primeiro dia da 13ª Fenasoft, a mais importante feira de
informática do país.
Provedores de acesso tradicionais estarão buscando assinantes
com preços mais baixos pelo mesmo serviço ou mais serviços pelo
mesmo preço do concorrente,
além de outras atrações.
Empresas de telefonia e de TV
paga, que ainda não são provedores, aproveitam o evento para se
aproximar de seus potenciais
clientes no futuro.
"As tecnologias estão mudando. Tudo caminha para a convergência de telefonia, computadores e eletroeletrônicos, todos interligados pela Internet. Por isso
empresas de TV paga, como TVA
e DirecTV, e de telefonia, como
BCP e Tele Centro Sul, também
estão na feira", analisa Max Gonçalves, presidente da Fenasoft.
Além do assédio de empresas de
outros setores, a praia dos provedores vem recebendo integrantes
de peso.
Nos últimos meses, a America
Online, provedor número um no
mundo, inaugurou seu site, a espanhola Telefônica comprou o
controle do Zaz, a argentina Impsat adquiriu o Mandic, e a norte-americana PSINet arrematou o
STI, o Openlink e o Horizontes.
Em meio ao cenário de maior
concorrência, os provedores reforçam seus trunfos na feira.
Maior provedor de Internet do
país, com 421 mil assinantes, o
Universo Online, empresa dos
grupos Folha e Abril, ocupa um
estande de 900 m2.
O espaço abriga 50 computadores para que os visitantes naveguem e aprendam como a rede
funciona, 30 pessoas para atendê-los, salas de bate-papo e um Cadillac-bar, que serve café.
O roqueiro Lobão e a dançarina
Feiticeira são alguns dos famosos
previstos para animar o estande,
em que serão distribuídos 100 mil
kits de acesso. "Vamos mostrar a
qualidade do serviço e de 2,5 milhões de páginas de conteúdo,
nosso diferencial", diz Guilhermino Figueira Neto, diretor de marketing e vendas do UOL.
Com mais de 200 mil assinantes, o Zaz aproveita a feira para
lançar os sites Fulano, que distribui prêmios, Zaz Games, de jogos,
e o Sé em Casa, de comércio eletrônico da rede de supermercados Sé.
Os lançamentos são acompanhados de atividades no estande
(300 m2), como disputas em uma
pista de boliche e duelos com jogadores de "Quake".
O Zaz oferece 30 máquinas para
que os visitantes surfem na rede e
um mês grátis de acesso para
quem fizer assinatura no estande.
O Matrix montou um auditório
no estande de 540 m2 para a realização de palestras e cursos gratuitos. Os que fizerem assinatura do
serviço concorrem a sorteio de
prêmios -carro, moto, viagem a
Barcelona, equipamentos de informática e um ano de acesso grátis. Quem não é assinante concorre a um carro.
Já o Dialdata lança o plano de
acesso ilimitado à Internet, destinado a quem usa muito a rede. A
assinatura dá direito a três caixas
postais de e-mail e custa R$ 35
mensais.
Os novos assinantes recebem o
software antivírus "PC-Cillin"
gratuito até o último dia do ano.
O provedor StarMedia transformou seu estande (495 m2) em um
programa de TV transmitido em
monitores e videowall do próprio
local. Apresentadores do programa convidam os visitantes a participar de brincadeiras e distribuem brindes.
Quem entrar no estande poderá
navegar, registrar e-mail, participar de bate-papo e criar uma página pessoal com foto tirada na
hora em câmera digital. No final
do dia, haverá shows musicais e
happy hour.
A Fenasoft vai até sábado, no
Anhembi (consulte datas, horários e preços no quadro nesta página). Os cartões de feiras anteriores não valem como ingresso para
este ano. Foram trocados por cartões com código de barras com o
objetivo de identificar o portador,
evitar a pirataria e permitir aos
expositores medir a frequência a
seus estandes. Nesta 13ª versão,
2.000 empresas expõem seus produtos em 400 estandes. São esperados 800 mil visitantes.
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