UOL


São Paulo, terça-feira, 19 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

De olho nos preços
O aumento dos problemas climáticos nas regiões produtoras de grãos nos Estados Unidos fez com que os preços disparassem ontem na Bolsa de commodities de Chicago. Os produtores devem ficar atentos aos negócios a serem realizados nos próximos dias e acompanhar atentamente o desenrolar desses problemas por lá, dizem os analistas.

Soja vale mais
Uma das recomendações é para que os produtores que estão fixando vendas para a soja peçam um preço maior. Os negócios estão sendo feitos atualmente a US$ 10,50. Com a alta de ontem em Chicago, a recomendação é para que os produtores peçam, no mínimo, US$ 11 por saca.

Auxílio ao milho
O milho teve forte alta também, e passou a valer 4% mais no primeiro contrato. Essa alta em Chicago torna o produto brasileiro ainda mais atrativo no mercado internacional e facilita as exportações, agilizando as negociações internas.

Trigo beneficiado
A seca nos Estados Unidos pode beneficiar também os preços internos do trigo brasileiro. A tendência é que, apesar da safra, os preços se sustentem. Mas quando chegar a safra argentina ao mercado brasileiro a previsão é de queda.

Negociações em Brasília
Representantes do governo chinês devem se reunir com o ministro da Agricultura brasileiro, Roberto Rodrigues, nesta semana, para analisar a proibição de importação de soja de uma multinacional que opera no Brasil.

Carnes lideram
As carnes continuam mantendo bom desempenho no mercado externo. Os dados da Secex referentes a agosto indicam expansões de 21% em relação a julho e de 35% sobre 2002. As vendas de soja perderam ritmo (mais 9% sobre o ano passado), e as de suco caíram 63%.

Importações crescem
Os gastos com a compra de trigo cresceram 11% neste mês em relação a julho. Sobre 2002, a alta é de 14%. Já as importações de adubos e fertilizantes caíram 63% sobre julho e 60% em relação a 2002, diz a Secex.

Voltam a subir
Os preços recebidos pelos produtores paulistas voltaram a subir na semana passada, segundo pesquisa do Instituto de Economia Agrícola. A alta foi de 1,24% no acumulado dos últimos 30 dias, puxada por café (16%), frango (12%) e laranja (7%).

Transgênicos na OMC
Estados Unidos, Canadá e Argentina pediram a criação de um tribunal de arbitragem contra a União Européia na Organização Mundial do Comércio. Motivo: a não aceitação de produtos geneticamente modificados pelos europeus.

Oferta para a Valtra
Após passar pelo Brasil e verificar a fábrica, os diretores da Mahindra & Mahindra Ltd. se reúnem com os da Valtra Oy Ab, da Finlândia, na quinta-feira, para fazer uma oferta pela Valtra do Brasil. A Mahindra é a maior produtora de tratores da Índia.

E-mail:
mzafalon@folhasp.com.br


Texto Anterior: Mercado financeiro: Bancos esperam corte de juros amanhã
Próximo Texto: Panorâmica - Pequenos: BB inicia seu microcrédito com aposentado
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.