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São Paulo, domingo, 19 de outubro de 2003

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Auditoria aponta falhas em São Paulo

DA SUCURSAL DO RIO

Segundo a Controladoria Geral da União, as metas de qualidade e de universalização da telefonia não estariam sendo atendidas nem mesmo em São Paulo, o Estado mais rico do país.
O prefeito de Tabapuã, Jamil Seron (PSDB), concorda com a avaliação. O município (400 km a noroeste da capital), que tem 11.485 habitantes, foi fiscalizado pela controladoria em agosto.
O relatório aponta três problemas: distância entre orelhões acima do permitido, falta de posto de atendimento aos assinantes e desconhecimento das metas de qualidade e de universalização para o município.
O prefeito diz que, além de não existir posto de atendimento na cidade, a Telefônica fechou o que havia no vizinho município de Catanduva, dificultando o registro de reclamações e de solicitações de serviços pelos usuários. Para ele, o atendimento pelo 0800 é complexo e demorado e não substitui o trato pessoal.
Em Iepê (a 550 Km da capital), segundo os auditores, três escolas pediram linhas adicionais para internet e não foram atendidas.
Em Monte Mor (a 120 km de São Paulo), foram constatadas distância entre orelhões acima do permitido, falta de posto de atendimento e desconhecimento da população em relação às metas de telefonia para o município.

Rio
No Estado o Rio de Janeiro, o sofisticado balneário Armação de Búzios (a 190 km da capital) aparece entre os municípios com maiores indícios de falhas no atendimento telefônico.
O relatório da fiscalização da CGU diz que há orelhões com distância superior a 1.000 metros e que um quarto dos telefones públicos estava com defeito.
Em Teresópolis (a 90 km do Rio), um dos tradicionais locais de veraneio da região serrana, os auditores constataram atraso na instalação de linhas em postos de saúde.
Segundo o relatório, a Secretaria Municipal de Administração enviou ofício à Telemar, em abril, pedindo a instalação de linhas em sete postos de saúde. Em agosto, quando a fiscalização foi feita, dois postos ainda não haviam sido atendidos. (EL)


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