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HORA EXTRA
HSBC ficará aberto das 9h às 18h em 111 de seus 923 postos no país
Banco testa horário maior em
agência para atrair clientes
ADRIANA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL
Na contramão do mercado, o
banco HSBC anunciou ontem a
ampliação no horário de atendimento de parte de suas agências,
que irão operar das 9h às 18h a
partir do dia 27 de outubro. Farão
parte dessa nova escala 111 pontos
do banco-seis já funcionam nesse intervalo-num total de 923
agências da instituição no país. A
empresa levanta a possibilidade
futura de começar a abrir os postos também aos fins de semana.
A alteração ocorrerá até o dia 30
de dezembro. Após a data, a companhia pretende reavaliar o projeto e decidir se mantém ou não a
mudança. Porém, a própria direção da empresa já fala em metas
para essas 111 agências, dentro de
sua nova escala, para até dezembro de 2005.
Na capital paulista, 39 agências
irão operar no novo horário. Serão 46 no Estado. Calcula-se que,
no país, entre 270 mil a 300 mil
clientes -que possuem contas
bancárias nos 111 pontos- poderão usufruir da medida. Cerca de
1.500 bancários operam nessas
agências, e a empresa diz que eles
não devem ter de trabalhar mais
por conta da mudança.
Esses pontos operavam antes
das 10h às 16h. "Os empregados
devem se dividir em dois turnos, e
não haverá contratação de pessoal. Com essa medida, na prática, vamos evitar cortes", diz Emilson Alonso, presidente-executivo
do HSBC no país.
Segundo ele, no horário de funcionamento atual, seria necessário demitir de 200 a 250 pessoas
para adaptar as agências às recentes reestruturações internas. Com
a expansão da carga horária, diz
ele, pode haver um remanejamento sem redução de pessoal.
Para que o projeto-piloto fosse
iniciado (o HSBC alterou o horário de seis agências no país em
agosto como teste), a empresa
conversou com o sindicato da categoria. O Sindicato dos Bancários de São Paulo solicitou a contratação de duas pessoas por
agência, nos seis postos, com a escala alterada. Com isso, 12 novos
bancários foram contratados em
agosto.
Consolidação do setor
Unibanco, Bradesco, BankBoston e ABN Amro informaram
que, a princípio, não irão alterar
os seus horários. A decisão do
HSBC, o oitavo maior do país em
depósitos bancários, foi tomada
num momento em que os bancos
incentivam cada vez mais o cliente a optar por soluções virtuais,
por meio de consultas à internet, e
abandonar a ida às agências.
Houve uma queda de 1,3% na
quantidade de agências no país de
2001 para 2003.
Dessa forma, cortam gorduras e
reduzem o custo físico de operação de um ponto bancário.
O HSBC diz, porém, que a estratégia do banco pode diferir da dos
concorrentes. "Eu ainda tenho
um baixo volume de contas processadas por agências. Tenho
uma capacidade instalada que pode ser aproveitada. Além disso,
com essa ampliação no horário,
tenho chances de ampliar minha
base de clientes", afirma o executivo. "Também terei um aumento
no custo pequeno, centrado em
gastos como energia elétrica".
Para ele, "é preciso ampliar a
base de clientes do HSBC e o foco
é crescimento orgânico", afirma.
"O setor continua a se consolidar
e não vai ter espaço para tanto
banco." O HSBC tem 2,1 milhões
de clientes no país e 900 mil aposentados. Com a mudança na escala, a empresa espera ampliar em
100 mil o número de contas bancárias até o final de 2005.
Equivale, por exemplo, a abertura de 50 novas agências da empresa, diz Alonso.
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