São Paulo, segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Texto Anterior | Índice

TRABALHO

McDonald's é condenado a indenizar empregados em SP

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

A rede McDonald's foi condenada pela 88ª Vara da Justiça do Trabalho de São Paulo a pagar diferenças salariais para funcionários do município de São Paulo desde abril de 2004. Se mantida essa decisão, que é de primeira instância, a estimativa é que cada um dos 13 mil empregados que seriam beneficiados receba indenização de aproximadamente R$ 15 mil. O McDonald's vai recorrer.
A decisão do juiz do trabalho Homero Batista Mateus da Silva é favorável ao Sinthoresp (Sindicato dos Trabalhadores em Gastronomia e Hospedagem de São Paulo e Região), que entrou com ação contra a Arcos Dourados Comércio de Alimentos Ltda. -o McDonald's-, por entender que a rede paga salário 40% menor do que o piso da categoria, de R$ 733,87.
Com 76 anos, o Sinthoresp representa parte dos trabalhadores do setor de fast food de 36 municípios da Grande São Paulo. Em 2001, foi criado o Sindifast (Sindicato dos Trabalhadores em Fast Food do Município de São Paulo) para representar os empregados de restaurantes de refeições rápidas. Desde então, eles travam disputa pela representação da categoria.
"Os funcionários do McDonald's da cidade de São Paulo nunca deveriam ter seus salários rebaixados pela criação irregular de um novo sindicato, o Sindifast. É digno que tenham seus pisos iguais aos de trabalhadores de 36 municípios representados pelo Sinthoresp", diz Francisco Calasans Lacerda, presidente do Sinthoresp.
O McDonald's informa, via assessoria, que esse caso se trata "de uma discussão da legitimidade de representação entre o Sinthoresp e o Sindifast" e que a rede vai recorrer da decisão da Justiça.
Informa ainda que "estranha o fato de ser uma ação específica contra o McDonald's, quando, na verdade, todas as empresas de fast food são obrigadas, pela determinação do Ministério do Trabalho e das decisões judiciais ganhas pelo Sindifast em relação ao Sinthoresp, de realizar as contribuições sindicais ao Sindifast". Representantes do Sindifast não foram localizados.


Texto Anterior: Procon deve pedir reembolso por conta de luz paga a mais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.