São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estatal quer mais parcerias no setor de álcool

AGNALDO BRITO
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da Petrobras Biocombustíveis, Alan Kardec, disse que a estatal considera atrair grupos nacionais produtores de álcool para participar de acordos internacionais para a formação dos 20 complexos bioenergéticos projetados até 2012.
A Petrobras tem como meta produzir 4,75 bilhões de litros de álcool para exportação em cinco anos com uso do modelo tripartite, com participação estatal e privada nacional e internacional.
Com esse anúncio, a Petrobras passa a considerar não apenas projetos novos, mas grupos sucroalcooleiros que enfrentam dificuldades financeiras.
O executivo prometeu anunciar no primeiro trimestre de 2009 novos acordos internacionais para a construção de complexos bioenegéticos no país, principalmente de etanol. "Estamos em conversações com grupos internacionais que não recuaram com a crise."
Por ora, a empresa tem um único projeto estruturado com a trading japonesa Mitsui, em Goiás.
Kardec afirmou que, ao contrário do que se pensa, a área de biocombustíveis da Petrobras pode receber autorização para elevar os investimentos. O plano para o período de 2008 a 2012 previa aportes de US$ 1,5 bilhão em biocombustíveis. "Estamos pedindo à direção da Petrobras um aumento desse valor." Ele foi palestrante no primeiro painel sobre combustível renovável e segurança energética da Conferência Internacional de Biocombustíveis.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Recorde: BNDES libera R$ 5,2 bilhões para usinas de cana neste ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.