São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESACELERAÇÃO

Previsão de consumo de energia em 2009 é revisada para baixo

CIRILO JUNIOR
DA FOLHA ONLINE, NO RIO

A EPE (Empresa de Pesquisa Energética) reduziu a estimativa sobre a demanda de energia elétrica para 2009. A nova projeção da estatal, que leva em conta um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em torno dos 4%, indica que o consumo vai aumentar 4,8% frente a 2008. Anteriormente, a EPE previa incremento de 5,2% na demanda por energia para o ano que vem.
Ainda assim, o aumento do consumo em 2009 será superior ao projetado para o ano corrente, que foi revisado recentemente de 4,8% para 4%. A explicação para essa revisão de 2008, segundo o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, é o clima mais ameno observado em 2008.
"A revisão da demanda para este ano foi feita muito em função do clima", disse, após participar do 12º Congresso Brasileiro de Energia, no Rio.
Há também o efeito da crise financeira, principalmente sobre a indústria, que registrou em setembro queda no consumo de energia. Ele observou que o setor responde de forma mais imediata às variações econômicas.


Texto Anterior: Recorde: BNDES libera R$ 5,2 bilhões para usinas de cana neste ano
Próximo Texto: Vinicius Torres Freire: Bancos estatais na crise
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.