São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 2008

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Mesmo com crise, receita de jornais segue em alta

Jornais faturam 15% a mais com anúncios no ano

DA REPORTAGEM LOCAL

Os jornais continuam crescendo em 2008, mesmo com a eclosão da crise global no mês de setembro. O faturamento dos jornais com receita publicitária no Brasil aumentou 15,55% no ano, atingindo R$ 2,5 bilhões de janeiro a setembro. No mesmo período de 2007, os jornais tinham faturado quase R$ 2,2 bilhões, segundo o projeto Inter-Meios, relatório de investimentos em mídia da editora Meio & Mensagem.
O crescimento foi similar ao do mercado como um todo, cujas receitas aumentaram 15,8% no ano até setembro. A arrecadação total reportada por empresas de comunicação de diferentes áreas somou R$ 15,3 bilhões de janeiro a setembro de 2008, contra R$ 13,2 bilhões do mesmo período de 2007.
No terceiro trimestre de 2008, a receita dos jornais aumentou 8,3%, quando comparada ao mesmo período de 2007. Já no mês de setembro de 2008, em relação a setembro de 2007, a alta foi de 9,4%, com receita de R$ 290 milhões.
O crescimento no faturamento publicitário dos jornais se deu mesmo com uma base de comparação mais alta. No terceiro trimestre do ano passado, o faturamento dos jornais já tinha crescido 25,6%, em relação ao mesmo período de 2006. Em todo o ano passado, os jornais faturaram R$ 3,1 bilhões.
A TV aberta continua tendo a maior participação do bolo publicitário. Nos primeiros nove meses de 2008, as emissoras responderam por R$ 8,9 bilhões do total. Seu crescimento, no entanto, foi menor, sendo 14,2% superior a 2007.
O maior incremento foi para internet, cujas receitas aumentaram 47,2% nos nove meses de 2008, comparados com o mesmo período de 2007. Com isso, a internet movimentou R$ 519 milhões com publicidade. A participação total nos investimentos foi de 3,4%, quase empatando com a TV por assinatura que teve 3,6% e R$ 556 milhões de receita no período.
Caminho inverso teve o meio guias e listas, cuja receita caiu 10,3%. A mídia móvel e os painéis recuaram 17,6% e 9,9%. Outdoor conseguiu crescer 5,8% nos primeiros nove meses do ano, apesar da Lei Cidade Limpa em São Paulo, principalmente em outros Estados.
O Projeto Inter-Meios é um relatório de investimento em mídia no país, tabulado pela empresa de auditoria PricewaterhouseCoopers. O trabalho mede, mês a mês, os investimentos feitos por anunciantes na mídia brasileira e estima-se abranger 90% do total das verbas que circulam no setor.


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