São Paulo, quinta-feira, 19 de novembro de 2009

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MÍDIA

74% dos americanos adultos leem jornais, revela estudo

SÉRGIO DÁVILA
DE WASHINGTON

Na semana passada, 171 milhões de adultos americanos leram pelo menos um exemplar de jornal diário, seja na versão em papel seja na on-line. O número equivale a 74% da população adulta dos EUA, o que mostra a força de um meio que, apesar de passar por crise econômica no país, segue tendo alcance impressionante.
O estudo foi divulgado anteontem pela empresa de pesquisa Scarborough e amplia a porcentagem com que a indústria norte-americana vinha trabalhando para o ano, de 70,7% da população de adultos, usada pela Newspaper Association of America (NAA). A discrepância se explica pela diferença de enfoque: o novo levantamento contabiliza a audiência, ou todos os que leram jornais; o segundo levava em conta apenas a circulação, ou somente aqueles que compraram um exemplar diário.
"Dada a pulverização das escolhas de mídia, os jornais impressos mantêm suas audiências relativamente bem", disse Gary Meo, vice-presidente para mídia digital e impressa da Scarborough.
O método usado pela empresa é chamado de INA (Integrated Newspaper Audience) e considera a porcentagem de adultos no mercado que leram o jornal em papel de segunda a sexta ou no domingo, ou visitaram o site do jornal, ou fizeram as duas coisas nos últimos sete dias.
Quando decomposto, o estudo mostra um leitorado altamente qualificado do ponto de vista do anunciante: 82% do total têm renda anual igual ou superior a US$ 100 mil (ou R$ 14,3 mil por mês) e 84% têm pelo menos o curso superior.
"Jornais impressos têm sido fontes confiáveis de notícias e informações por décadas, e muitos continuaram essa tradição ao estender de maneira bem-sucedida suas marcas para o mundo digital", continua Meo. "Ao fazer isso, eles estão atraindo uma audiência com posição socioeconômica ainda mais forte -igualmente qualificada, mas ainda mais jovem."
John F. Sturm, presidente e diretor-geral da NAA, diz que "para contatos publicitários, analistas e outros que avaliam a saúde dos jornais e o valor da publicidade em nosso meio, medir a audiência é mais significativo quando se trata de aferir a habilidade dos jornais de atrair um leitorado crescente em plataformas múltiplas."


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