São Paulo, sábado, 20 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MS pede ajuda de Lula em fábrica de fertilizante

DO ENVIADO ESPECIAL A TRÊS LAGOAS (MS)

O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), pediu a intervenção do presidente Lula na decisão sobre a construção de uma fábrica de fertilizantes nitrogenados em Três Lagoas (MS). Apesar do pedido, Lula negou que a decisão sobre a localização da fábrica de fertilizante da Petrobras será política.
"Não posso prometer isso ao governador Puccinelli. O que posso dizer é que Mato Grosso do Sul é um grande consumidor de fertilizantes e tem sentido instalar uma fábrica aqui. Mas essa decisão será tomada pela Petrobras de forma técnica, não política", disse.
Segundo ele, os Estados do Espírito Santo e Minas Gerais também reivindicam o investimento na construção da unidade. A Petrobras tem duas fábricas de fertilizantes nitrogenados, produzidos a partir do gás natural. O país é deficitário nesse tipo de insumo para a produção. Estudos da Petrobras já indicaram Três Lagoas (MS) como uma das opções para a instalação do projeto.
Três Lagoas, segundo PIB industrial do Estado de Mato Grosso do Sul, foi fortemente beneficiada com o projeto da Fibria, empresa que reuniu os ativos da VCP (Votorantim Celulose e Papel) e da Aracruz, empresa que enfrentou uma séria crise financeira provocada por operações malsucedidas de derivativos cambiais.
Apesar da crise, a Fibria manteve os investimentos graças à decisão do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) de suprir a companhia com financiamentos. Segundo Carlos Ermírio de Morais, presidente do Conselho de Administração do Grupo Votorantim, essa foi a única razão para o projeto ter seguido adiante e não ter sido paralisado.
Depois da forte crise financeira de 2008 e 2009, a Fibria -a maior companhia de produção de celulose para mercado do mundo, com a produção de 5,4 milhões de toneladas- começa a retomar os planos de investimento. (AB)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Previsão: Grécia teria quebrado país se fosse nos anos 90, diz presidente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.