São Paulo, sábado, 20 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venda de carros caminha para novo recorde mensal

No último mês de IPI reduzido, demanda aumenta e faltam modelos nas revendas

Para ganhar mais clientes, montadoras reforçam ações de venda no fim de semana, com feirões e ofertas na rede de concessionárias


PAULO DE ARAUJO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A indústria automotiva caminha para mais um recorde de vendas neste mês, o último com o IPI reduzido sobre os carros. Segundo concessionárias, a demanda está em ritmo crescente dia após dia à medida que se aproxima o fim do mês, e alguns modelos já estão em falta para pronta entrega.
Do dia 1º até a última quinta, foram vendidos no país 185.458 veículos, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, de acordo com dados obtidos pela Folha. A previsão é que o resultado de março supere o recorde mensal do setor, alcançado em setembro do ano passado, com o emplacamento de 308.178 unidades no país.
Neste mês, o setor vendeu, em média, 13.247 veículos por dia até quinta. O número, se extrapolado para o restante do mês, totalizaria 304.681 unidades. "Ocorre que as vendas ficam mais fortes a partir da segunda quinzena", diz o consultor André Beer, ex-presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). "Estamos vendo uma procura exacerbada neste mês. Todas as previsões apontam para novo recorde", afirmou.
Nos próximos dias, as montadoras realizam campanhas agressivas, com feirões ou ofertas na rede de concessionárias.
A Fiat, por exemplo, promove em sua rede de distribuição neste final de semana ofertas com prazo de 72 meses para a compra de qualquer modelo de sua linha. Já a Ford oferece seus modelos com zero de entrada e pagamento da primeira parcela só depois da Copa do Mundo. A GM lançou a campanha "IPI reduzido em dobro", com descontos que vão até R$ 6.600. A Volkswagen fará três feirões em São Paulo também com ofertas para pagamento da primeira parcela após a Copa.

Falta de carros
Com a demanda aquecida, já há falta de carros nas revendas. Alguns modelos, como o Focus, o Ka completo e o Fiesta, estão fora de estoque em algumas concessionárias da Ford.
Na rede da General Motors, a previsão de entrega para o Agile e o Meriva pode chegar a 90 dias. Dos modelos da Fiat, o Punto 1.4 e o Idea 1.4 também não estão disponíveis para pronta entrega.
Na Volkswagen, os modelos mais difíceis de achar no momento são o Fox, o Gol e o Polo.


Texto Anterior: Cesar Benjamin: O Irã que se cuide
Próximo Texto: Importados avançam no mercado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.