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COMÉRCIO
Consultas ao SPC sobem 6,2%, e ao Telecheque, 7,1% sobre igual período de março
Vendas reagem no final de semana
FÁTIMA FERNANDES
da Reportagem Local
A queda dos juros provocou reação nas vendas no final de semana,
segundo levantamento da Associação Comercial de São Paulo.
Na sexta-feira, sábado e domingo, as consultas ao SPC (Serviço de
Proteção ao Crédito), indicador
das vendas a prazo, subiram 1% na
comparação com o final de semana anterior e 6,25% sobre igual período do mês passado.
As consultas ao Telecheque, termômetro das vendas à vista e com
cheques pré-datados, subiram
5,4% e 7,1%, respectivamente, no
período. "A queda de juros teve
efeito positivo", diz Emílio Alfieri,
economista da associação.
Na comparação com o ano passado, no entanto, as consultas ao
SPC e ao Telecheque continuam
em queda. No final de semana, as
consultas ao SPC caíram 6% na
comparação com igual período do
ano passado, e ao Telecheque,
7,3%.
"O que aconteceu foi uma diminuição no ritmo da queda em relação a igual período do ano passado", diz Alfieri.
Do dia 1º a 18 deste mês, a média
diária de consultas ao SPC caiu
16,3% em relação a igual período
de 98 e 5,7% na comparação com
igual período de março.
A média diária de consultas ao
Telecheque do dia 1º a 18 deste mês
caiu 16,2% na comparação com
igual período de 98 e cresceu 1,7%
sobre março. "A queda dos juros é
o único fator que pode explicar a
reação das vendas no final de semana", afirma.
Na primeira quinzena deste mês,
as consultas ao SPC e ao Telecheque estavam caindo 18,8% e 20,8%,
respectivamente, na comparação
com igual período de 98.
Alfieri diz que levantamento rápido da associação mostra que as
vendas com cheques pré-datados
financiadas em três e quatro meses
foram as mais frequentes.
Para ele, a reação nas vendas revela que os anúncios de redução
dos juros tiveram efeito nos consumidores. "Mas ainda é cedo para
dizer se essa é uma tendência."
Fábio Pina, economista da Federação do Comércio do Estado de
São Paulo (FCESP), diz que a situação econômica do país está menos
ruim do que se previa.
O faturamento real do comércio
paulista no primeiro trimestre
deste ano subiu 0,35% na comparação com igual período do ano
passado. Em março, o aumento foi
de 0,79% sobre igual mês de 98.
"Mas, quantas vezes já foram
identificadas alta e queda nas vendas, sem que isso indicasse alguma
tendência? Muitas", diz Pina.
Para ele, é prematuro dizer que o
país saiu da crise e que a economia
dá sinais de que vai voltar a crescer
com os números que estão aí.
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