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SUPERMERCADOS
Avaliação é de Omar Assaf, presidente da Apas
Tendência de concentração não
acaba com pequenas empresas
da Reportagem Local
A tendência de concentração de
empresas do setor supermercadista ainda está longe de acabar com a
pulverização do varejo brasileiro.
A avaliação, do presidente da
Apas (Associação Paulista de Supermercados), Omar Assaf, está
baseada em um censo setorial realizado pela Nielsen, que revelou a
existência, somente no Estado de
São Paulo, de 4.681 empresas de
supermercados.
O censo, realizado entre setembro de 97 e março de 98, mostrou
que essas 4.681 empresas possuem
5.762 lojas e 31.013 caixas, ou seja,
são 5,4 caixas para cada loja. Muitas empresas têm apenas uma loja.
"O mercado brasileiro está
aberto a fusões e aquisições, mas
as grandes redes procuram empresas cujo perfil agregue faturamento", disse Assaf.
Segundo sua opinião, as pequenas redes ou lojas vão continuar
existindo, mas nas pequenas cidades ou municípios.
A compra da rede Barateiro pelo
grupo Pão de Açúcar, anunciada
anteontem, mostrou que até empresas bem posicionadas no mercado poderão ser alvo de aquisições, segundo Assaf.
Lançamento
A Nestlé anunciou ontem, durante a 14ª Feira Paulista de Supermercados, o lançamento de aproximadamente 20 novos produtos.
Somente na área de sorvetes, a
multinacional pretende investir
US$ 40 milhões em ações de marketing e na produção durante 98.
A Nestlé promete, para junho,
lançar um sorvete específico para
ser consumido no inverno.
14ª Convenção e Feira Paulista de Supermercados, de 18 a 21 de maio, no Expo Center Norte,
em São Paulo
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