São Paulo, quarta, 20 de maio de 1998

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SUPERMERCADOS
Avaliação é de Omar Assaf, presidente da Apas
Tendência de concentração não acaba com pequenas empresas

da Reportagem Local

A tendência de concentração de empresas do setor supermercadista ainda está longe de acabar com a pulverização do varejo brasileiro.
A avaliação, do presidente da Apas (Associação Paulista de Supermercados), Omar Assaf, está baseada em um censo setorial realizado pela Nielsen, que revelou a existência, somente no Estado de São Paulo, de 4.681 empresas de supermercados.
O censo, realizado entre setembro de 97 e março de 98, mostrou que essas 4.681 empresas possuem 5.762 lojas e 31.013 caixas, ou seja, são 5,4 caixas para cada loja. Muitas empresas têm apenas uma loja.
"O mercado brasileiro está aberto a fusões e aquisições, mas as grandes redes procuram empresas cujo perfil agregue faturamento", disse Assaf.
Segundo sua opinião, as pequenas redes ou lojas vão continuar existindo, mas nas pequenas cidades ou municípios.
A compra da rede Barateiro pelo grupo Pão de Açúcar, anunciada anteontem, mostrou que até empresas bem posicionadas no mercado poderão ser alvo de aquisições, segundo Assaf.
Lançamento
A Nestlé anunciou ontem, durante a 14ª Feira Paulista de Supermercados, o lançamento de aproximadamente 20 novos produtos.
Somente na área de sorvetes, a multinacional pretende investir US$ 40 milhões em ações de marketing e na produção durante 98.
A Nestlé promete, para junho, lançar um sorvete específico para ser consumido no inverno.


14ª Convenção e Feira Paulista de Supermercados, de 18 a 21 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo


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