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RECALL
Segundo congressistas, algumas marcas colocadas no modelo Explorer durante troca são menos seguras que a original
Ford é acusada de trocar pneu ruim por pior
DA REDAÇÃO
A montadora norte-americana
Ford pode estar trocando pneus
da marca Firestone de seus veículos por produtos menos seguros,
de acordo com a análise de congressistas dos EUA.
A companhia também está
ameaçada de ter seu modelo Explorer testado pelo governo norte-americano. Acidentes com o
modelo causaram 203 mortes e
feriram mais de 700 pessoas.
Os acidentes envolveram estouros de pneus da marca Firestone e
capotagens, o que levou a montadora a decidir fazer um recall do
modelo para trocar os pneus.
Os congressistas analisaram os
pneus que a Ford está instalando
em seus automóveis -produzidos por Michelin, Continental,
Goodyear, General, BF Goodrich
e Uniroyal- para substituir os da
Firestone. Eles descobriram que
alguns apresentaram mais defeitos que os originais.
De acordo com os congressistas,
uma das marcas apresentou 124
reclamações de defeitos por mil
pneus produzidos. O modelo da
Firestone usado no Explorer
apresentava cinco reclamações de
defeitos por mil pneus produzidos. Não foram identificados os
produtos que apresentaram altas
taxas de defeitos.
O programa de troca dos pneus
anunciado pela Ford deverá custar à montadora US$ 3 bilhões. A
companhia planeja trocar 13 milhões de pneus.
O comitê pretende perguntar à
administração nacional de segurança nas estadas do país se essas
informações justificam uma campanha de alerta à população.
Teste
Ontem, o funcionário do departamento de transporte dos EUA
Michael Jackson anunciou que o
governo pretende investigar o desenho do modelo Explorer.
Após o anúncio do recall dos
pneus do modelo, em maio, a Firestone pediu ao governo que investigasse a direção e a estabilidade do Explorer.
O presidente da montadora,
Jacques Nasser, discutiu ontem
no Congresso norte-americano
com o congressista Billy Tauzin,
que investiga o recall dos pneus.
Nasser reclamou da pressão do
Congresso, e disse que não tinha
conhecimento dos defeitos nos
modelos. Segundo ele, se for comprovado que a informação é verdadeira, os pneus serão trocados
novamente. "Se os dados estiverem corretos, não esperaremos 30
dias. Agiremos em 30 segundos."
Com agências internacionais
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