UOL


São Paulo, sexta-feira, 20 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC pretende elevar atuação de cooperativas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As cooperativas de crédito no Brasil cresceram de forma significativa nos últimos anos, enquanto o número das instituições financeiras tradicionais, como bancos comerciais e financeiras, encolheu quase que na mesma velocidade.
Segundo dados do Banco Central, de 1994 até novembro do ano passado, o número de cooperativas de crédito praticamente dobrou, de 946 foi para 1.428. No mesmo período, o total de instituições financeiras caiu de 1.056 para 693.
Hoje, são mais de 1,5 milhão de brasileiros associados a cooperativas de crédito, contra 1,35 milhão verificado em junho de 2001.
No entanto o próprio BC reconhece que o crédito cooperativo ainda é incipiente no país, se comparado ao de países desenvolvidos. "Economias mais maduras já o utilizam [o crédito cooperado], há muito tempo, como instrumento impulsionador de setores econômicos estratégicos", diz estudo do diretor de Normas do BC, Sérgio Darcy.
Segundo o documento, 46% do total das instituições de crédito da Europa, "que participavam com a expressiva marca de 15% da intermediação financeira da região", eram cooperativas. Os dados são de 2000.


Texto Anterior: Dinheiro novo: Governo finaliza pacote para expandir crédito
Próximo Texto: Taxa de juros chegará a um dígito, diz Furlan
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.