UOL


São Paulo, sexta-feira, 20 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VAREJO

Rede do interior de SP adquire pontos da Brasimac e já tem 188 estabelecimentos

Magazine Luiza compra 22 novas lojas

DA FOLHA RIBEIRÃO

O Magazine Luiza, uma das maiores redes de varejo do país, cuja sede fica em Franca, comprou 22 lojas nesta semana que pertenciam à falida Brasimac -o valor do negócio não foi informado pelo grupo.
Com isso, a rede chega ao final do segundo semestre de 2003 com 188 lojas espalhadas por quatro Estados (SP, MG, PR e MS) e continua, segundo a própria loja, no quatro lugar do ranking das maiores redes do país. Só perderia para Ponto Frio, Casas Bahia e Colombo. Não existe, entretanto, um ranking oficial das maiores redes para confirmar a posição.
Na última segunda-feira, outras 18 lojas da rede Magazine Luiza foram inauguradas, casas que pertenciam à rede Líder (da região de Campinas), adquiridas no começo deste ano.
Assim como ocorreu com a Líder, das 22 lojas adquiridas -distribuídas em São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul-, apenas 18 serão aproveitadas.
As outras quatro estão em cidades que não comportam a loja.
A negociação envolveu apenas os pontos-de-venda da Brasimac, já que, ainda segundo a assessoria, as lojas estavam fechadas e não possuíam mais funcionários ou estoque de produtos. A inauguração das novas casas deve ocorrer no segundo semestre.
A previsão da rede para 2003 era a ampliação de mais 32 lojas, mas esse número chegará a 50. Isso porque, segundo a rede, a compra dos pontos-de-venda da Brasimac não estava nos planos. Acabou, porém, sendo "uma oportunidade de mercado que não poderia perder".
Além das 36 lojas adquiridas da concorrência pelo grupo, outras 14 casas serão inauguradas neste ano. Desde 97, o magazine comprou outras redes concorrentes, como a Casas Felipe e a Wanel.
A Brasimac foi uma das redes mais populares de São Paulo, com mais de 50 lojas.
Concordatária desde 1999, enfrentou dificuldades financeiras, o que levou ao corte de fornecimento de eletrodomésticos por parte das indústrias. Desde então, começou a vender móveis. No começo deste ano, sete lojas do grupo foram fechadas.
Ontem, a Folha não conseguiu contato com os representantes da Brasimac.

Carrefour
O Carrefour comprou o hipermercado Bon Marché de Belo Horizonte, a única loja que o grupo Sendas mantinha em Minas Gerais. O negócio foi anunciado em nota conjunta divulgada pelo Carrefour e pelo Sendas. O hipermercado funciona há 12 anos no Shopping Del Rey, na região da Pampulha, zona norte da cidade.


Colaborou a Agência Folha, em Belo Horizonte


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Teles em crise: Telefonia fixa pode ter regra relaxada
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.