São Paulo, sábado, 20 de junho de 2009

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@grupofolha.com.br

Influência da internet no Brasil fica estagnada, afirma IBM

A contribuição da internet para o avanço do Brasil ficou estagnada no último ano. A conclusão é de estudo da IBM e da "Economist" que mede a capacidade de 70 países de aproveitarem as tecnologias de informação para o desenvolvimento socioeconômico.
O Brasil está em 42º lugar no ranking mundial, a mesma posição registrada em 2008. Ricardo Gomez, diretor da área de consultoria da IBM Brasil, diz que o país seguiu a tendência de queda da média mundial, potencializada pela crise. A Dinamarca liderou o ranking.
O estudo mede a contribuição da internet para o aumento da produtividade no país e para o bem-estar das pessoas, ou seja, avalia se a população aproveita a tecnologia para fazer transações, estimular negócios, pagar contas, obter informações e facilitar as atividades.
"O Brasil tem uma lacuna em relação aos outros países. O acesso à internet aqui ainda é muito baixo. A população em geral não tem acesso a conectividade. A banda larga ainda é pouco utilizada e seu custo também é muito alto", afirma.
Outro aspecto que dificulta o desenvolvimento brasileiro, segundo Gomez, é a legislação. "Nos crimes virtuais, a lei ainda é incompleta no que diz respeito a punição. O Brasil precisa ter leis especificas para isso."
Apesar da estagnação, o Brasil ainda aparece à frente de todos os outros Brics. O país foi seguido por China (56º), Índia (58º) e Rússia (59º).
Gomez diz que o Brasil apresenta alguns pontos positivos, como a contribuição do governo para a disseminação do uso da internet. "O país já faz declaração de Imposto de Renda pela internet com grande eficácia. O governo cada vez mais disponibiliza essa tecnologia."
"A conectividade no Brasil é baixa, mas na China é quase nula, a economia lá não funciona com base na internet", afirma Gomez.
A Rússia apresenta um dos índices mais baixos do mundo de uso da internet, com fragilidade na adoção da tecnologia na política governamental e na economia. "China e Índia ocupam posições similares, com participação do e-business muito baixa. Essas economias funcionam, mas não com base na internet."

DE TUDO
A decoradora Ana Maria Vieira Santos, que está transformando o Empório Vieira Santos em uma loja de multimarcas de luxo; entre as opções estão vinhos Terroir, lustres Baccarat e produtos gourmet da Viking; a previsão é ampliar a receita em 20%

ÀS COMPRAS
A agência de marketing direto Fábrica Comunicação Dirigida fechou a incorporação da agência digital Kwead, cujo portfólio de clientes tem empresas como Bosch, Ericsson, Robobens e Banco Real. Com a incorporação, a expectativa é que a receita da agência especializada em comunicação dirigida cresça 30% em 2009.

DESFECHO
Lily Safra disse, de Londres, que está satisfeita com o desfecho das negociações com o Grupo Pão de Açúcar no acordo de venda do Ponto Frio. Os acionistas da Globex terão participação de 7,66% em ações preferenciais na empresa CBD, além de ter direito de indicar um lugar no Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar.

PASSEATA
Funcionários da Sabesp do setor de leitura do consumo de água vão fazer, na segunda-feira, uma manifestação para pressionar o Tribunal Regional do Trabalho de SP a votar a favor de suas reivindicações. A principal delas é reajuste salarial de 15%. Essa é a primeira vez que a categoria faz uma greve, que já dura cerca de 15 dias.

NA CONTA
O sindicato dos trabalhadores terceirizados, que representa os leituristas da Sabesp, informa que o sistema de leitura do consumo de água já está prejudicado na capital paulista por causa da paralisação. Como consequência disso, as próximas contas de água serão calculadas com base na média de consumo das residências.

BALANÇA
Daniel Haas, executivo global da Bain & Company para private equity, veio a SP nesta semana, onde participou de reuniões sobre empresas estrangeiras interessadas em investir no Brasil. Haas compara os cenários para depois da crise no Brasil, nos EUA e na Europa. Segundo ele, o mercado brasileiro de private equity, que ainda é pequeno, não teve a mesma queda.

CALOR
Com a chegada do frio nos últimos dias, os aparelhos aquecedores de ambiente podem ser encontrados no varejo com variações de preços de até 29%, de acordo com um levantamento realizado neste mês pelo site de comparação de preços BuscaPé.

NA PRATELEIRA
A Livraria Cultura vai inaugurar unidade na Villa Daslu. Até o mês de outubro, o espaço vai receber um acervo especial de moda, decoração, design, cultura e negócios.

CARDÁPIO
O McDonald's vai lançar cardápio com preços reduzidos nos 568 restaurantes da rede no país no dia 22. A introdução do novo menu terá campanha publicitária em TV e rádio, na qual a empresa investirá R$ 10 milhões.

SUPERMERCADO
A construtora Serpal, do grupo Advento, fará obras para o varejo. Serão três lojas do Wal-Mart em Foz do Iguaçu, Florianópolis e Criciúma. A empresa entregou o novo centro de distribuição do Wal-Mart em Embu.

PLATAFORMA
A De Nadai fechou três novos contratos de hotelaria marítima com a Petrobras: duas plataformas na bacia de Campos e uma na bacia de Santos. Vão gerar contratação de 350 funcionários.



com JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI


Próximo Texto: Com a crise, fome atingirá 1 bilhão de pessoas, diz ONU
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.