São Paulo, sábado, 20 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil aceita reduzir embarque para o país vizinho em 19%

DE BUENOS AIRES

Além de entraves a importações que afetam sua participação no mercado argentino, a indústria brasileira de calçados foi instada a reduzir em 19% suas vendas ao país vizinho.
O acordo foi fechado no início do mês pelos setores dos dois países, como parte de negociações promovidas pelos governos para tentar amenizar a queda de 36% na corrente bilateral de comércio nos cinco primeiros meses de 2009.
Os calçadistas brasileiros aceitaram limitar as vendas em 15 milhões de pares por ano até 2011 -em 2008, foram 18,5 milhões. Os brasileiros queriam redução de 10%, mas cederam.
"Não era o que queríamos, mas dos males ainda é o menor", afirmou na ocasião o diretor-executivo da Abicalçados, Heitor Klein.
A Argentina é o terceiro destino das exportações brasileiras de calçados, atrás apenas dos EUA e do Reino Unido. O Brasil é o terceiro produtor mundial de calçados, perdendo em volume para China e Índia.
Os empresários brasileiros do setor reclamam por ter que limitar vendas à Argentina enquanto cresce a participação de países de fora do Mercosul no mercado vizinho.
Segundo a Abicalçados, a participação brasileira nas importações argentinas de calçados caiu de 71% em 2005 para 45% neste ano. "Como sócios do Mercosul, observamos estupefatos as importações da Ásia nos primeiros meses de 2009", afirmou o presidente da associação, Milton Cardoso. (TG)


Texto Anterior: Vendas externas de calçados brasileiros caem 27% até maio
Próximo Texto: Energia: Eletrobrás pagará dividendos retidos nos anos 1970 e 1980
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.