São Paulo, sábado, 20 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crise norte-americana não é problema do Brasil, diz Lula

KAMILA FERNANDES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MOSSORÓ

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a falar ontem que a crise norte-americana não é um problema do Brasil. "A imprensa, de vez em quando, me pergunta: mas, presidente Lula, e a crise americana? Pergunte para o Bush, a crise é dele, não é minha", disse em evento em Mossoró (RN).
Para o presidente, sua preocupação deve ser outra: "Eu tenho é que cuidar do meu país, para não permitir que ele seja contaminado por essa crise."
Lula disse que, se os "EUA dessem o espirro que deram nessa crise imobiliária" há dez anos, "o Brasil teria pegado pneumonia". "Hoje diversificamos a balança comercial, não dependemos apenas de um país ou dois. Além disso, o FMI não está mais aqui para dar palpite nas coisas que fazemos e temos US$ 207 bilhões em reservas, para não permitir que este país seja vítima de especulação."
Para o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, a crise dos EUA não afetará os investimentos para a extração de petróleo no pré-sal. "Os indicadores apontam para um estreitamento do crédito internacional e poderá se tornar mais difícil captações desse crédito, mas, como nossos projetos são bons, vamos conseguir captar."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: "Wall Street não afundou", afirma Soros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.