São Paulo, quarta-feira, 20 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IGP-10 recua ao menor nível em 14 meses

DA FOLHA ONLINE, NO RIO

A desaceleração generalizada dos preços no atacado fez o IGP-10 (Índice Geral de Preços-10) recuar para o menor nível desde agosto de 2003. O indicador registrou inflação de 0,23% em outubro, segundo a FGV (Fundação Getúlio Vargas). Em setembro, o resultado havia sido 1,25%.
No atacado, os preços cederam de 1,60% em setembro para 0,25% em outubro. O principal motivo foi a variação menor dos preços industriais -0,75% em outubro, ante 2,10% no mês anterior.
Para o coordenador de análises econômicas da FGV, Salomão Quadros, o recuo dos preços industriais é um bom sinal. "Considero muito importante esse resultado, porque o ano tem sido caracterizado por intensas pressões vindas da indústria, e isso teve grande repercussão na formação de expectativas do mercado [sobre a inflação futura]", disse.
Os itens que mais contribuíram para a alta de setembro, aço e matérias plásticas, começaram a perder fôlego. O aço, que subiu 46% neste ano, passou de 8,24% em setembro para 3,05% em outubro.
Também em declínio, os preços no varejo chegaram a registrar deflação. Após alta de 0,49% em setembro, o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) recuou 0,02%.
A queda dos preços dos grupos alimentação (-1,19%) e transportes (-0,10%) foram os principais responsáveis pela deflação registrada no varejo.


Texto Anterior: Dólar sobe e Bolsa cai com boatos sobre Meirelles
Próximo Texto: Opinião econômica - Ricardo Abramovay: Assentamentos, desarmar a lógica destrutiva
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.