São Paulo, quinta-feira, 20 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NO VERMELHO

Volume de documentos devolvidos é o segundo maior desde 1991, diz Serasa

Cheques sem fundos batem recorde

DA FOLHA ONLINE

O volume de cheques devolvidos por falta de fundos atingiu em setembro a segunda maior marca desde 1991, segundo levantamento nacional divulgado pela Serasa.
No total, 3,1 milhões de cheques não tinham fundos de 157,7 milhões compensados. Na comparação com agosto, o índice aumentou 4,3% e atingiu 19,4 devolvidos para cada mil compensados.
Desde que a Serasa começou a fazer a pesquisa, em 91, esse patamar de cheques devolvidos só foi inferior ao de março deste ano (20,8 cheques sem fundo para cada mil compensados).
Segundo os técnicos da Serasa, contribuiu para o resultado o maior endividamento da população decorrente da expansão do crédito a partir da criação dos empréstimos com desconto direto em folha de pagamento.
Além disso, os juros altos -em setembro a taxa básica da economia brasileira (Selic) caiu pela primeira vez em 17 meses- pressionam os custos dos empréstimos, reduzindo a renda disponível para o trabalhador pagar as contas.


Texto Anterior: IGP-10 encerra deflação e sobe 0,48%
Próximo Texto: Cai confiança do empresário da indústria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.