São Paulo, terça-feira, 20 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS

ZONA DO EURO


Presidente do BC italiano pede demissão
O presidente do Banco da Itália, Antonio Fazio, o único dirigente de banco central da zona do euro a ocupar o cargo vitaliciamente, pediu demissão em meio a uma investigação criminal sobre seu papel na supervisão de aquisições de bancos na Itália.
"A decisão, que foi tomada com a consciência tranqüila, tem como objetivo restaurar a tranqüilidade segundo os interesses do país e do Banco da Itália", informou o BC em comunicado.
Fazio, 69, está sendo investigado por promotores de Roma e Milão devido à oferta apresentada pelo Banca Popolare Italiana SpA pela tomada de controle do Banca Antonveneta SpA. Ele é suspeito de tentar favorecer a oferta do banco italiano em detrimento da oferta concorrente do banco holandês ABN Amro Holding NV.
O pedido de demissão pode ajudar na recuperação da confiança dos investidores na Itália, a quarta maior economia da Europa.


Texto Anterior: Opinião econômica - Benjamin Steinbruch: Que pena!
Próximo Texto: Montadoras: Fitch reduz nota da Ford para "alto risco'
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.