São Paulo, sábado, 20 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banco central japonês reduz taxa de juros para 0,1%

DA REDAÇÃO

Três dias depois de os Estados Unidos reduzirem seus juros para cerca de zero, ontem foi a vez de o Banco do Japão (o banco central do país asiático) cortar a sua taxa para 0,1%, em uma tentativa de reduzir o impacto da recessão na segunda maior economia mundial.
Foi o segundo corte em dois meses e o BC japonês não descarta a volta da política de juro zero, adotada entre 2001 e 2006. "Eu nunca vivi uma mudança tão brusca nas condições [econômicas]", afirmou o presidente do Banco do Japão, Masaaki Shirakawa.
"As condições econômicas têm se deteriorado e a sua gravidade provavelmente vai aumentar no futuro imediato", afirmou, em comunicado, o banco central, explicando a decisão que foi aprovada por sete votos a um.
O corte nos juros também é uma resposta à decisão do Fed (o banco central dos EUA), que reduziu a sua taxa para uma banda de 0% a 0,25%, enfraquecendo ainda mais o dólar em relação à moeda japonesa e prejudicando as exportações do país asiático -um dos seus principais motores. Após a decisão do Fed, a moeda americana atingiu o seu menor valor em relação ao iene em 13 anos. Pela primeira vez desde 1993, a taxa de juros americana está abaixo da japonesa.
Grandes empresas como a Sony anunciaram nos últimos dias demissões devido à crise e outras como a Toyota têm tido queda nas suas vendas. A economia japonesa está oficialmente em recessão depois que o PIB se contraiu em 0,5% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado e em 1% de abril a junho.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Espanhola Repsol vende a área de distribuição de combustíveis
Próximo Texto: Consumidor: Confiança no Reino Unido tem leve crescimento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.