UOL


São Paulo, terça-feira, 21 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

CONSUMO 1

ANS decreta liquidação extrajudicial da Unimed-SP, que estava sob intervenção
A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) decretou o regime de liquidação extrajudicial na operadora de planos de saúde Unimed de São Paulo Cooperativa de Trabalho Médico, que estava sob intervenção de uma comissão da autarquia desde o fim de 2001.
A medida, publicada ontem no Diário Oficial da União, não altera o atendimento e os planos de saúde dos clientes do sistema Unimed, que reúne 364 cooperativas de médicos em todo o país, com uma rede credenciada de 11 milhões de usuários.
Segundo comunicado divulgado pela Central Nacional Unimed -que assumiu a responsabilidade do atendimento e os prazos de carências dos mais de 65 mil usuários da Unimed-SP na época da intervenção-, "as eventuais pendências havidas no relacionamento da Unimed São Paulo com prestadores de serviço são de sua exclusiva responsabilidade e deverão ser solucionadas de acordo com as normas aplicáveis às organizações submetidas à liquidação extrajudicial".
Na resolução, a diretoria colegiada da ANS justifica que a Unimed de São Paulo -que não é a Unimed Paulistana- não alcançou o objetivo de saneamento das "anormalidades econômico-financeiras graves", que motivaram sua intervenção.
Segundo Virgínio Sanches, o coordenador da área de comunicação da Unimed do Brasil, responsável pela imagem institucional do sistema, a Unimed-SP tinha uma dívida com credores estimada entre R$ 60 milhões e R$ 70 milhões na época da intervenção.
Os diretores da Unimed-SP, que tiveram seus bens bloqueados pela Justiça, não foram encontrados para comentar a resolução. (DENISE CARVALHO, DA REPORTAGEM LOCAL)

Texto Anterior: Teles: Mexicanos podem comprar a BSE
Próximo Texto: Consumo 2: Plano de saúde lidera ranking de reclamações elaborado pelo Idec em 2002
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.