São Paulo, terça-feira, 21 de abril de 2009

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Vendas sobem e lojas veem bom Dia das Mães

DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de ver as vendas de produtos de linha branca crescerem mais de 20% no primeiro fim de semana após a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), em relação ao fim de semana anterior, o varejo começa a refazer as encomendas para o Dia das Mães.
Na rede Extra, a expectativa é que as vendas de fogões, geladeiras, micro-ondas, máquinas de lavar e tanquinhos, beneficiados pela medida, aumentem em até 20% no Dia das Mães. "Já estamos revendo nossos pedidos e ampliando nossas compras nessa proporção", diz Jorge Herzog, diretor executivo do grupo Pão de Açúcar.
No último fim de semana, as vendas da categoria aumentaram em 20% no Extra. A rede transformou 5% do valor gasto nesses produtos em bônus, que podem ser usados para adquirir outros produtos das lojas.
Com isso, a alta nas vendas de fogões foi de 25%, quando comparado ao fim de semana anterior. Já a promoção feita com um modelo de micro-ondas Panasonic, vendido a R$ 249, aumentou as vendas da categoria em 40%, no mesmo período.
"Os consumidores que já tinham a intenção de comprar acabaram migrando para itens mais caros", afirma Herzog.
Assim como o Extra, o Wal-Mart parcelou a venda dos eletrodomésticos em 15 vezes no cartão da marca e em dez vezes nos outros cartões de crédito. As vendas dos itens beneficiados pela redução do IPI também aumentaram em 20%.
No Magazine Luiza a alta foi ainda maior, em torno de 25% em relação à semana anterior. Como nas outras redes, o benefício foi repassado integralmente ao consumidor no dia seguinte à redução do imposto.
(CRISTIANE BARBIERI)


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