São Paulo, quarta-feira, 21 de junho de 2006

Texto Anterior | Índice

COMÉRCIO

Superávit da UE com os EUA chega a 90 bi, um recorde

DA BLOOMBERG

O superávit da balança comercial da União Européia com os Estados Unidos alcançou um recorde em 2005, com a queda das exportações norte-americanas destinadas ao bloco.
No ano passado, as exportações da UE para os EUA superaram em 90 bilhões o total importado dos EUA pelo bloco, segundo o Eurostat, o departamento de estatística da UE.
A UE exportou 251 bilhões em produtos e serviços para os EUA, 45% dos quais foram máquinas e veículos.
As exportações dos EUA caíram 20% desde que atingiram seu pico, em 2000, segundo o Eurostat, enquanto o superávit comercial da UE com os EUA avançou todos os anos desde 1999, quando esse saldo positivo totalizava 21 bilhões.
A Alemanha respondeu por 69 bilhões em vendas para os EUA, ou mais de 25% das remessas da UE aos EUA no ano passado.
O presidente dos EUA, George W. Bush, se reunirá com dirigentes da UE hoje em Viena menos de um mês antes do encontro do G8 (grupo dos oito países mais industrializados), em São Petersburgo, na Rússia.
Na ordem do dia estarão as relações comerciais. A UE e os EUA divergem nas conversações que mantêm na OMC (Organização Mundial de Comércio) com relação às tarifas alfandegárias e aos subsídios aos agricultores.

Texto Anterior: Siderúrgica: Baosteel aceita reajuste de 19% para minério de ferro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.